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cargaHoraria | 30 |
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CursoDisponivel | 30 |
PublicoAlvo | Curso indicado para estudantes de pedagogia e profissionais da área de educação que desejam se atualizar no assunto. |
ConteudoCurso | Tendo em vista ainda os desafios interpostos para a permanência e efetivação da educação escolar dos estudantes com deficiência intelectual na escola comum esse material apresenta pressupostos teóricos que propõem a discussão e a reflexão sobre a verdadeira compreensão do processo de inclusão, em que supera as concepções históricas de limitações destes sujeitos tendo como foco a ampliação das alternativas pedagógicas que contribuem para as possibilidades de desenvolvimento acadêmico e social destes estudantes. |
Nivel | Básico |
o que voce vai aprender | Capítulo 1 - Deficiência intelectual e escolarização
1.1 Reflexões sobre o ""normal"" e o patológico em educação especial 1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem 1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual Capítulo 2 - A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais 2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência 2.2 O Plano Educacional Individualizado - PEI e a sua contribuição para as práticas educativas 2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem Capítulo 3 - Práticas curriculares e inclusão 3.1 O que são práticas curriculares? 3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva 3.3 A relevância da atividade diagnóstica Capítulo 4 - O PEI como prática inclusiva 4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem 4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades 4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual Capítulo 5 - A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas 5.1 A colaboração entre os pares 5.2 A inclusão e as estratégias docentes 5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência |
tipo do curso | PARCEIRO |
Carga Horária | Até 60 horas |
cursoParceiro | sim |
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o que voce vai aprender | Capítulo 1 - Deficiência intelectual e escolarização
1.1 Reflexões sobre o ""normal"" e o patológico em educação especial 1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem 1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual Capítulo 2 - A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais 2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência 2.2 O Plano Educacional Individualizado - PEI e a sua contribuição para as práticas educativas 2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem Capítulo 3 - Práticas curriculares e inclusão 3.1 O que são práticas curriculares? 3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva 3.3 A relevância da atividade diagnóstica Capítulo 4 - O PEI como prática inclusiva 4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem 4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades 4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual Capítulo 5 - A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas 5.1 A colaboração entre os pares 5.2 A inclusão e as estratégias docentes 5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência |
tipo do curso | PARCEIRO |
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o que voce vai aprender | Capítulo 1 - Deficiência intelectual e escolarização
1.1 Reflexões sobre o ""normal"" e o patológico em educação especial 1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem 1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual Capítulo 2 - A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais 2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência 2.2 O Plano Educacional Individualizado - PEI e a sua contribuição para as práticas educativas 2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem Capítulo 3 - Práticas curriculares e inclusão 3.1 O que são práticas curriculares? 3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva 3.3 A relevância da atividade diagnóstica Capítulo 4 - O PEI como prática inclusiva 4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem 4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades 4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual Capítulo 5 - A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas 5.1 A colaboração entre os pares 5.2 A inclusão e as estratégias docentes 5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência |
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1.1 Reflexões sobre o ""normal"" e o patológico em educação especial 1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem 1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual Capítulo 2 - A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais 2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência 2.2 O Plano Educacional Individualizado - PEI e a sua contribuição para as práticas educativas 2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem Capítulo 3 - Práticas curriculares e inclusão 3.1 O que são práticas curriculares? 3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva 3.3 A relevância da atividade diagnóstica Capítulo 4 - O PEI como prática inclusiva 4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem 4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades 4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual Capítulo 5 - A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas 5.1 A colaboração entre os pares 5.2 A inclusão e as estratégias docentes 5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência |
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1.1 Reflexões sobre o ""normal"" e o patológico em educação especial 1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem 1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual Capítulo 2 - A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais 2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência 2.2 O Plano Educacional Individualizado - PEI e a sua contribuição para as práticas educativas 2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem Capítulo 3 - Práticas curriculares e inclusão 3.1 O que são práticas curriculares? 3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva 3.3 A relevância da atividade diagnóstica Capítulo 4 - O PEI como prática inclusiva 4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem 4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades 4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual Capítulo 5 - A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas 5.1 A colaboração entre os pares 5.2 A inclusão e as estratégias docentes 5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência |
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Os cursos do Portal Educação te ensinam por intermédio da EaD (Educação a Distância), com animações e games (do tipo quiz) que estimulam a interatividade e a interação.
O Portal Educação oferece cursos livres, de atualização e qualificação profissional. São destinados a proporcionar ao profissional conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novas competências e não exigem escolaridade anterior.
O MEC (Ministério da Educação), trata da política nacional de educação em geral, mas autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos técnicos e profissionalizantes são autorizados pelas Secretarias Estaduais de Educação.
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Os cursos do Portal Educação são dinâmicos e com várias vantagens comparadas a um curso presencial. Você terá recursos como:
• Flexibilidade TOTAL de estudo, 24h por dia, sem limite de acesso!
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As provas variam um pouco de curso para curso. São 2 tipos:
• Avaliação Online dos Cursos Profissionalizantes: 20 questões objetivas, as quais devem ser feitas em 2 horas, prova única e referente a todo o conteúdo do curso.
• Avaliação Online dos Cursos Livres: 10 questões objetivas, as quais devem ser feitas em 1 hora, prova única e referente a todo o conteúdo do curso.
Os estudos, atividades e avaliações devem ser feitos dentro do prazo estipulado no calendário do curso.
A média final deve ser igual ou superior a 60% para a conclusão e recebimento do certificado digital do curso. Em caso de reprovação, o aluno poderá realizar novamente a prova dentro do período do curso quantas vezes desejar. Os cursos gratuitos não possuem nova prova, atividades reflexivas e descritivas.
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Os alunos aprovados receberão o Certificado Digital em seu espaço virtual, após a nota média e prazo mínimo de estudo exigido.
Os cursos do Portal Educação lhe dão a certificação de capacitação profissional, aperfeiçoamento e extensão. É importante saber que esses títulos não se equivalem às certificações de cursos técnicos ou de formação escolar, e não dão o direito de assumir responsabilidades técnicas.
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Certificado digital de participação no curso. Válido em todo território nacional.
Cursos online de fácil acesso para você estudar no seu tempo, em qualquer lugar.
Conteúdo interativo e dinâmico para tornar o seu aprendizado mais fácil.
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Pessoas Qualificadas
Prêmios Recebidos
O Portal Educação é a maior plataforma EAD do Brasil, com 20 anos de expertise no mercado de Educação a Distância, hoje também faz parte grupo UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação do Brasil.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Rua James Joule, 65- Cidade Monções CEP 04576-080 CNPJ: 17.543.049/0001-93 Inscrição Estadual: 283.797.118