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Perguntas Frequentes

1. Como acessar meu cadastro?

  • Clique em Área do aluno
  • Insira seu e-mail e senha cadastrada e clique em Entrar
  • No ícone a esquerda MEU PERFIL você deve atualizar seus dados cadastrais
  • No ícone a esquerda MEUS CURSOS você irá visualizar seus cursos liberados

2. Não lembro qual é o meu e-mail de acesso.

Por favor, clique em Abrir um Chamado para o Suporte, acima, preencha o formulário e abra um chamado com sua solicitação para análise.

3. Não lembro minha senha.

  • Clique em Área do aluno
  • Clique em Esqueci minha senha
  • Cadastre sua nova senha conforme regra
  • Informe o Código que foi encaminhado para seu e-mail ou por SMS e clique Alterar Senha

Caso necessite de auxílio, por favor, clique em Abrir um Chamado para o Suporte, acima, preencha o formulário e abra um chamado com sua solicitação para análise.

4. Como acessar meu curso?

  • Clique em Área do aluno
  • Insira seu e-mail e senha cadastrada e clique em Entrar
  • No ícone a esquerda MEUS CURSOS você irá visualizar seus cursos liberados
  • Escolha o curso e clique em ACESSAR CURSO
  • Pronto! Sua sala de aula será aberta com o conteúdo do curso

5. Quais os pré-requisitos para eu acessar meu curso?

  • Leitor de PDF
  • Pop-Up desabilitada
  • Flash Player liberado
  • Resolução da tela em 100%
  • SilverLight WinRaR

Teste seu computador para conferir se já tem todos os pré-requisitos:

  • Dentro de sua sala de aula há o ícone AJUDA
  • Nele, você poderá realizar um teste e verificar quais programas não possui em seu computador
  • Para os que não estiverem instalados, aparecerá o ícone BAIXAR AQUI ao lado do nome do programa
  • Basta clicar e iniciar o processo de instalação

Além destes é necessário manter o navegador atualizado, limpar os caches e desbloquear as Pop-Ups.

A seguir, disponibilizamos um material indicando o passo-a-passo de manutenções dos navegadores [Clique aqui para Baixar]

6. O que é LGPD?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) é uma Lei criada para proteger e garantir a privacidade dos dados dos cidadãos (pessoas físicas) armazenados por empresas em acervos digitais, por meio regras de coleta, armazenamento e uso dos dados pessoais dos usuários.

A Lei dá direito ao usuário de acesso aos seus dados pessoais armazenados e compartilhados em bancos de dados digitais das empresas, e define obrigações de tais empresas, além de instituir procedimentos para garantir a segurança dos dados. A Lei também prevê que o usuário possa solicitar informações sobre os dados armazenados e solicitar o seu esquecimento (ou seja, que os dados sejam deletados dos acervos digitais das empresas). Sites, produtos e serviços de terceiros (parceiros) possuem termos de uso e políticas de privacidade próprios, sendo necessário solicitar seus direitos diretamente com esses terceiros.

7. Como solicitar o esquecimento dos meus dados?

Concedemos aos clientes o Direito de Esquecimento. Assim, você pode solicitar a exclusão das suas informações de nosso banco de dados, de modo a não receber mais qualquer comunicação originada pelos nossos produtos e serviços.

Se você deseja nos solicitar o esquecimento dos seus dados, por favor acessar área do aluno e selecionar a opção de Formulário LGPD, dentro do Portal Educação. Você será direcionado para um formulário e, após enviar a sua solicitação, você receberá uma confirmação do processo através do endereço de e-mail cadastrado em até 120 dias.

Atenção:

  • Você só poderá solicitar o esquecimento de seus dados caso não possua pendências conosco (serviços ativos, débitos pendentes ou bloqueios judiciais).
  • Ao solicitar o esquecimento de seus dados e não havendo pendências conosco, você perde o acesso a todos os serviços contratados e deixa de receber nossas comunicações (promoções e novidades).
  • O esquecimento de dados não se aplica para conteúdo jornalístico.
  • A efetivação da exclusão será concluída após o término dos prazos legais, de pelo menos 5 anos, que estamos obrigados a respeitar junto aos órgãos regulatórios e demais legislações relacionadas.
  • Usamos seu e-mail para identificá-lo. Portanto se você possui mais de uma conta, é necessário fazer uma solicitação para cada conta.

8. Como solicitar o levantamento dos meus dados cadastrados?

Se você deseja nos solicitar o esquecimento dos seus dados, por favor acessar área do aluno e selecionar a opção de Formulário LGPD, dentro do Portal Educação. Você será direcionado para um formulário e, após enviar a sua solicitação, você receberá seus dados em até 15 dias através do endereço de e-mail que você usou para se cadastrar conosco.

Usamos seu e-mail para identificá-lo. Portanto, se você possui mais de uma conta, é necessário fazer uma solicitação para cada conta.

Para sua maior segurança, informamos que seus dados serão enviados mascarados, ou seja, parcialmente ocultos. Por exemplo, seu número de telefone será exibido da seguinte forma: (XX) XXXXX-1234.

9. Como solicitar informações sobre anonimização, eliminação, portabilidade e revogação de consentimento dos meus dados cadastrados?

Em respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709/18), fornecemos informações sobre a aplicabilidade, elegibilidade e eventuais alternativas relacionadas aos seguintes direitos:

  • Anonimização dos dados: Utilização de meios técnicos para não associar os dados pessoais cadastrados conosco ao seu usuário;
  • Eliminação parcial dos dados de um usuário ou revogação parcial de consentimento: Exclusão parcial de dados pessoais cadastrados conosco e retirada de consentimento dado anteriormente para determinadas finalidades, sem prejuízo da aplicação de outras bases legais em que nos baseamos para realizar o tratamento de dados pessoais;
  • Portabilidade: Possibilidade de portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • Outras solicitações: para quaisquer outros assuntos, preencha detalhadamente a próxima tela com sua solicitação, que será respondida de acordo com as regras previstas na LGPD.

Para solicitar informações sobre algum dos direitos acima, por favor acessar área do aluno e selecionar a opção de Formulário LGPD, dentro do Portal Educação. Ao concluir, você receberá em até 120 dias corridos um e-mail nosso com o retorno sobre a sua solicitação.

10. Como solicitar informações sobre o compartilhamento dos meus dados pessoais?

Se você deseja solicitar informações sobre as empresas com as quais compartilhamos os seus dados pessoais e para quais finalidades, por favor acessar área do aluno e selecionar a opção de Formulário LGPD, dentro do Portal Educação. Após enviar sua solicitação, você receberá as informações em até 15 dias através do e-mail que você usou para se cadastrar conosco.

Usamos seu e-mail para identificá-lo. Portanto, se você possui mais de uma conta, é necessário fazer uma solicitação para cada conta.

Perguntas Frequentes

1. Quais os recursos dos cursos do Portal Educação?

  • Conteúdo Online para estudo
  • Material em PDF para download
  • Chat para trocar experiências com seus colegas de turma
  • Avaliação (prova única)
  • Certificado Digital aos aprovados

2. Como vou estudar meu curso?

Após você abrir sua sala de aula para acessar seu curso, você terá em seu ambiente virtual de aprendizagem vários Recursos para estudo.

  • CONTEÚDO: Ao clicar nesse item, irá abrir uma nova janela com o Conteúdo online. Nele, você poderá estudar o conteúdo com jogos; animações, vídeos e exercícios de fixação. O acesso ao conteúdo é liberado 24h por dia para que você tenha flexibilidade para estudar de acordo com sua disponibilidade de horário.
  • MATERIAL: Nesse item, você poderá fazer o download de todas as apostilas de seu curso e estudar off-line, podendo consultar seu material a qualquer momento.
  • CHAT: No chat você pode ter um bate papo para debates e troca de experiências com seus colegas de turma.
  • AVALIAÇÃO: Depois de realizado o estudo de todo o conteúdo do curso e sanar suas dúvidas, você deverá realizar a avaliação. A prova é única, referente a todo o conteúdo do curso. Após iniciá-la, você terá 60 minutos para finalizar. Serão 10 perguntas de múltipla escolha (marcar X). A média mínima para aprovação é de 60% de aproveitamento do curso, média 6,0. Para iniciar a prova você deve confirmar seu e-mail e senha.
  • CERTIFICADO DIGITAL: Depois de aprovado em sua avaliação, o Certificado Digital será liberado para impressão. Não restrição de quantidade de impressões.*Prazo mínimo de estudo para liberação do Certificado é de 10 dias.*Em nenhuma hipótese será concedido Certificado ou Declaração para alunos reprovados.

*Para os cursos Profissionalizantes haverão 20 questões referentes a todo o conteúdo do curso com duração de 120 minutos.

3. Qual o prazo dos cursos?

Para cada carga horária, há um prazo de acesso. O prazo não é contabilizado a partir da confirmação do pagamento, mas sim a partir do primeiro acesso ao curso.

  • Carga Horária de 01 a 80 horas: Duração de 30 dias
  • Carga Horária acima de 100 horas: Duração de 60 dias
  • Cursos Profissionalizantes: Duração 180 dias

4. O prazo expirou. Perdi o curso?

Por favor, clique em Abrir um Chamado para o Suporte, acima, preencha o formulário e abra um chamado com sua solicitação para análise.

5. Reprovei. Perdi o curso?

Caso você não alcance a média necessária, fique tranquilo que você poderá realizar novamente a avaliação sem nenhum custo dentro do período do curso.

Assim que você realizar a avaliação, o sistema já indicará sua média final. Se não atingir a média necessária, você já receberá a opção FAZER NOVAMENTE, basta clicar e realizar novamente a prova.

6. Não concordo com minha nota. O que devo fazer?

Caso não concorde com a nota final e opte por solicitar uma revisão da prova, por favor, clique em Abrir um Chamado para o Suporte, acima, preencha o formulário e abra um chamado com sua solicitação para análise.

7. Comprei um curso com restrição para graduados ou estudantes mediante documentação. Como faço para enviar a documentação?

A solicitação de restrição é direta do Conselho Regional da área mediante Oficio.

  • Será aceita cópia do seu Diploma (frente e verso); Carteira de associado do Conselho Regional ou Declaração atual de cursando a Graduação.
  • A cópia do documento deverá ser anexada na Área do Aluno, em MEUS CURSOS.
  • O prazo de análise e retorno é de até 72h úteis.
  • Tamanho máximo dos arquivos: 5 mb
  • Formatos de arquivos suportados: .doc, .docx, .pdf, .jpeg, .jpg, .tif, .tiff

8. Não consegui enviar o documento. O que eu faço?

Nas seguintes situações:

  • Falha no envio
  • Prazo expirado e ainda não recebeu o retorno
  • Documento recusado

Por favor, clique em Abrir um Chamado para o Suporte, acima, preencha o formulário e abra um chamado com sua solicitação para análise.

9. Qual a participação do MEC nos Cursos de Atualização?

Para os cursos de atualização não é necessário o selo de reconhecimento do MEC, pois o ele atua nos cursos de Ensino Superior: Graduação e Pós-Graduação.

Os cursos técnicos e profissionalizantes são autorizados pelas Secretarias Estaduais de Educação.

10. O MEC regulamenta Cursos Livres?

Sim, conforme artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 - MEC.

Perguntas Frequentes

1. Para que serve o meu certificado do curso de atualização?

Os cursos de atualização do Portal Educação lhe dão a certificação de capacitação profissional, aperfeiçoamento e extensão. Seu certificado é válido para:

  • Prova de título em concursos públicos (de acordo com o Edital)
  • Atividades extracurriculares nas Faculdades
  • Vagas de emprego e destaque Curricular no mercado de trabalho
  • Progressão em sua profissão (conforme regras da empresa)
*É importante saber que esses títulos não se equivalem às certificações de cursos técnicos ou de formação escolar, e não dão o direito de assumir responsabilidades técnicas.

2. Quais dados constam no certificado? Qual o prazo para emissão?

  • Nome completo do participante conforme cadastro
  • Nome do Curso
  • Carga Horária do curso
  • Data de realização da prova
  • Data de emissão
  • Assinatura
  • Conteúdo Programático no verso
  • Número de registro único digital que poderá ser consultado no site: portaleducacao.com.br/certificado
  • No verso nome da empresa e CNPJ
  • Seu certificado fica disponível 10 dias após a conclusão da prova

3. Quero o meu certificado impresso. É possível?

Os certificados são liberados no formato Digital e o Portal Educação não se responsabiliza por solicitar uma versão impressa.

  • É importante lembrar que esses títulos não se equivalem às certificações de cursos técnicos ou de formação escolar, e não dão o direito de assumir responsabilidades técnicas.

*Em nenhuma hipótese será concedido Certificado ou Declaração para alunos reprovados.

Perguntas Frequentes

1. Houve uma duplicidade de pagamento. O que devo fazer?

Nesses casos é possível:

  • Realizar a devolução do valor
  • Deixar o valor em crédito para utilizar em outro curso
  • Solicitar a liberação de outro curso de valor igual ou menor. A diferença fica em crédito para utilização futura. Caso o curso desejado for de valor maior, é possível pagar a diferença.

Para resolver a situação com uma das possibilidades citadas acima, por favor, clique em Abrir um Chamado para o Suporte, acima, preencha o formulário e abra um chamado com sua solicitação para análise. Lembre-se de anexar o comprovante de pagamento.

2. Paguei o curso, já passou o prazo de confirmação e o acesso ainda não foi liberado. O que faço?

O prazo de confirmação do pagamento por cartão de crédito é de até 24h úteis.

O prazo de confirmação do pagamento por Boleto Bancário é de até 72h úteis.

Caso o prazo já tenha expirado e o acesso ainda não foi liberado, por favor, encaminhe seus dados e comprovante de pagamento em anexo para análise e contato.

Para realizar sua solicitação, por favor, clique em Abrir um Chamado para o Suporte, acima, preencha o formulário e abra um chamado com sua solicitação para análise. Lembre-se de anexar o comprovante de pagamento.

3. Comprei um curso e não recebi minha Nota Fiscal. Como solicito o reenvio?

A Nota Fiscal é liberada no e-mail cadastrado no prazo de até 5 dias úteis após a confirmação do pagamento.

Lembrando que o e-mail cadastrado deve ser um e-mail válido para o recebimento.

Pedimos que primeiramente verifique sua caixa de entrada, mas também na caixa de SPAM e lixo eletrônico, pois pode ocorrer do e-mail ter sido barrado em uma dessas caixas.

Caso não tenha recebido, por favor, clique em Abrir um Chamado para o Suporte, acima, preencha o formulário e abra um chamado com sua solicitação para análise.

4. Quais as regras de Troca, Cancelamento e Estorno?

Nosso prazo de cancelamento com estorno é de 7 dias úteis após a confirmação do pagamento conforme código de Defesa do Consumidor.

Caso queira solicitar o cancelamento de seu curso, clique em Abrir um Chamado para o Suporte, acima, preencha o formulário e abra um chamado com sua solicitação para análise.

Confira nossa Política de Troca e Devolução aqui.

Veja alguns comunicados importantes aqui.

Leia também nossos Termos de Uso.

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3.723.543

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