Curso Online de Aspectos das Deficiências Cognitivas e Neurológicas - Portal Educacao
É NOVO POR AQUI? Use o cupom BEMVINDO10 e garanta 10% off em sua 1ª compra!

Categorias RELACIONADAS

  • Carga Horária:

    Informações adicionais de cursos

    cargaHoraria30
    CursoDisponivel30
    PublicoAlvoCurso indicado para estudantes e profissionais da área que desejam se atualizar no assunto.
    NivelBásico
    o que voce vai aprenderCapítulo 1 - Deficiência: Um Olhar Para Além De Suas Características Cognitivas
    1.1 Caracterização de Alguns Tipos de Deficiência e a sua Relação com a Escolarização
    1.2 Deficiência e Escolarização: uma Reflexão mais adiante da Metáfora Normal/ Patológico
    1.3 Implicações na busca de Promover a Participação Social e Cultural do Sujeito com Deficiência

    Capítulo 2 - Teorias Cognitivas de Aprendizagem
    2.1 A Teoria Cognitiva da Aprendizagem e suas Contribuições
    2.2 A Contribuição de Vygotsky para o Processo de Ensino e Aprendizagem
    2.3 A contribuição de Piaget para o Processo de Ensino e Aprendizagem

    Capítulo 3 - O Currículo no Processo de Inclusão
    3.1 Dilemas e Desafios na Organização Curricular dos Estudantes com Deficiência
    3.2 Os Direitos de Aprendizagem na Educação Inclusiva
    3.3 Adequação Curricular e suas Contribuições

    Capítulo 4 - Redimensionando o Papel da Escola no Desenvolvimento Cognitivo e Social do Estudante com Deficiência
    4.1 O papel do Professor na Constituição do Conhecimento para o Estudante com Deficiência
    4.2 A Viabilização do Conhecimento Acadêmico e Social por Meio do Ensino c
    Colaborativo
    4.3 O Papel do Estudante com Deficiência na Constituição do Conhecimento

    Capítulo 5 - Estratégias e Organização Didática para o Ensino Inclusivo
    5.1 A Importância da Construção do Conhecimento Integrado na Educação Inclusiva
    5.2 Jogos Pedagógicos para Promover a Inclusão Social e Cultural
    5.3 A Relevância do Letramento: Foco na Educação Inclusiva
    tipo do cursoPARCEIRO
    Carga HoráriaAté 60 horas
    cursoParceirosim

    Valor da Página

    portalPlaynao
    Horas
  • Próxima Turma:

  • Curso disponível por:

    Informações adicionais de cursos

    cargaHoraria30
    CursoDisponivel30
    PublicoAlvoCurso indicado para estudantes e profissionais da área que desejam se atualizar no assunto.
    NivelBásico
    o que voce vai aprenderCapítulo 1 - Deficiência: Um Olhar Para Além De Suas Características Cognitivas
    1.1 Caracterização de Alguns Tipos de Deficiência e a sua Relação com a Escolarização
    1.2 Deficiência e Escolarização: uma Reflexão mais adiante da Metáfora Normal/ Patológico
    1.3 Implicações na busca de Promover a Participação Social e Cultural do Sujeito com Deficiência

    Capítulo 2 - Teorias Cognitivas de Aprendizagem
    2.1 A Teoria Cognitiva da Aprendizagem e suas Contribuições
    2.2 A Contribuição de Vygotsky para o Processo de Ensino e Aprendizagem
    2.3 A contribuição de Piaget para o Processo de Ensino e Aprendizagem

    Capítulo 3 - O Currículo no Processo de Inclusão
    3.1 Dilemas e Desafios na Organização Curricular dos Estudantes com Deficiência
    3.2 Os Direitos de Aprendizagem na Educação Inclusiva
    3.3 Adequação Curricular e suas Contribuições

    Capítulo 4 - Redimensionando o Papel da Escola no Desenvolvimento Cognitivo e Social do Estudante com Deficiência
    4.1 O papel do Professor na Constituição do Conhecimento para o Estudante com Deficiência
    4.2 A Viabilização do Conhecimento Acadêmico e Social por Meio do Ensino c
    Colaborativo
    4.3 O Papel do Estudante com Deficiência na Constituição do Conhecimento

    Capítulo 5 - Estratégias e Organização Didática para o Ensino Inclusivo
    5.1 A Importância da Construção do Conhecimento Integrado na Educação Inclusiva
    5.2 Jogos Pedagógicos para Promover a Inclusão Social e Cultural
    5.3 A Relevância do Letramento: Foco na Educação Inclusiva
    tipo do cursoPARCEIRO
    Carga HoráriaAté 60 horas
    cursoParceirosim

    Valor da Página

    portalPlaynao
    dias
NÍVEL:

Informações adicionais de cursos

cargaHoraria30
CursoDisponivel30
PublicoAlvoCurso indicado para estudantes e profissionais da área que desejam se atualizar no assunto.
NivelBásico
o que voce vai aprenderCapítulo 1 - Deficiência: Um Olhar Para Além De Suas Características Cognitivas
1.1 Caracterização de Alguns Tipos de Deficiência e a sua Relação com a Escolarização
1.2 Deficiência e Escolarização: uma Reflexão mais adiante da Metáfora Normal/ Patológico
1.3 Implicações na busca de Promover a Participação Social e Cultural do Sujeito com Deficiência

Capítulo 2 - Teorias Cognitivas de Aprendizagem
2.1 A Teoria Cognitiva da Aprendizagem e suas Contribuições
2.2 A Contribuição de Vygotsky para o Processo de Ensino e Aprendizagem
2.3 A contribuição de Piaget para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Capítulo 3 - O Currículo no Processo de Inclusão
3.1 Dilemas e Desafios na Organização Curricular dos Estudantes com Deficiência
3.2 Os Direitos de Aprendizagem na Educação Inclusiva
3.3 Adequação Curricular e suas Contribuições

Capítulo 4 - Redimensionando o Papel da Escola no Desenvolvimento Cognitivo e Social do Estudante com Deficiência
4.1 O papel do Professor na Constituição do Conhecimento para o Estudante com Deficiência
4.2 A Viabilização do Conhecimento Acadêmico e Social por Meio do Ensino c
Colaborativo
4.3 O Papel do Estudante com Deficiência na Constituição do Conhecimento

Capítulo 5 - Estratégias e Organização Didática para o Ensino Inclusivo
5.1 A Importância da Construção do Conhecimento Integrado na Educação Inclusiva
5.2 Jogos Pedagógicos para Promover a Inclusão Social e Cultural
5.3 A Relevância do Letramento: Foco na Educação Inclusiva
tipo do cursoPARCEIRO
Carga HoráriaAté 60 horas
cursoParceirosim

Valor da Página

portalPlaynao

Curso online de
Aspectos das Deficiências Cognitivas e Neurológicas

Inicialmente neste capítulo, busca se fazer uma relação sobre os aspectos conceituais de algumas deficiências cognitivas e neurológicas relacionando as com as oportunidades no processo de escolarização na tentativa de diminuir as restrições na aprendizagem e identificar a melhor forma de atender as reais necessidades educacionais desses estudantes.

Na sequência, será abordada a escolarização dos estudantes com deficiência para além das comparações entre o normal e o patológico, é relevante mencionar aqui que o estudo não se tratou de excluir ou simplificar a existência da patologia, mas, de rever o pensamento acerca das diferentes maneiras de aprendizagens, uma vez que, estas não se dão de forma descontextualizada e homogênea tendo como referência um determinado modelo social.

Por último, será tratada as implicações para promover a participação social e cultural dos estudantes com deficiência, para tanto, teve se como objetivo propor a reflexão da organização didática de modo a articular o ensino dos conhecimentos científicos, ou seja, dos conteúdos do currículo, com os interesses dos estudantes favorecendo uma aprendizagem escolar significativa que visa a participação social dos mesmos em seus contextos sociais.

Aspectos das Deficiências Cognitivas e Neurológicas

Por: R$ 79,99ou X de

Preço válido por 8 dias

O que você vai aprender?

Informações adicionais de cursos

cargaHoraria30
CursoDisponivel30
PublicoAlvoCurso indicado para estudantes e profissionais da área que desejam se atualizar no assunto.
NivelBásico
o que voce vai aprenderCapítulo 1 - Deficiência: Um Olhar Para Além De Suas Características Cognitivas
1.1 Caracterização de Alguns Tipos de Deficiência e a sua Relação com a Escolarização
1.2 Deficiência e Escolarização: uma Reflexão mais adiante da Metáfora Normal/ Patológico
1.3 Implicações na busca de Promover a Participação Social e Cultural do Sujeito com Deficiência

Capítulo 2 - Teorias Cognitivas de Aprendizagem
2.1 A Teoria Cognitiva da Aprendizagem e suas Contribuições
2.2 A Contribuição de Vygotsky para o Processo de Ensino e Aprendizagem
2.3 A contribuição de Piaget para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Capítulo 3 - O Currículo no Processo de Inclusão
3.1 Dilemas e Desafios na Organização Curricular dos Estudantes com Deficiência
3.2 Os Direitos de Aprendizagem na Educação Inclusiva
3.3 Adequação Curricular e suas Contribuições

Capítulo 4 - Redimensionando o Papel da Escola no Desenvolvimento Cognitivo e Social do Estudante com Deficiência
4.1 O papel do Professor na Constituição do Conhecimento para o Estudante com Deficiência
4.2 A Viabilização do Conhecimento Acadêmico e Social por Meio do Ensino c
Colaborativo
4.3 O Papel do Estudante com Deficiência na Constituição do Conhecimento

Capítulo 5 - Estratégias e Organização Didática para o Ensino Inclusivo
5.1 A Importância da Construção do Conhecimento Integrado na Educação Inclusiva
5.2 Jogos Pedagógicos para Promover a Inclusão Social e Cultural
5.3 A Relevância do Letramento: Foco na Educação Inclusiva
tipo do cursoPARCEIRO
Carga HoráriaAté 60 horas
cursoParceirosim

Valor da Página

portalPlaynao
Comprar
adicionar ao carrinho

Para quem é esse curso?

Informações adicionais de cursos

cargaHoraria30
CursoDisponivel30
PublicoAlvoCurso indicado para estudantes e profissionais da área que desejam se atualizar no assunto.
NivelBásico
o que voce vai aprenderCapítulo 1 - Deficiência: Um Olhar Para Além De Suas Características Cognitivas
1.1 Caracterização de Alguns Tipos de Deficiência e a sua Relação com a Escolarização
1.2 Deficiência e Escolarização: uma Reflexão mais adiante da Metáfora Normal/ Patológico
1.3 Implicações na busca de Promover a Participação Social e Cultural do Sujeito com Deficiência

Capítulo 2 - Teorias Cognitivas de Aprendizagem
2.1 A Teoria Cognitiva da Aprendizagem e suas Contribuições
2.2 A Contribuição de Vygotsky para o Processo de Ensino e Aprendizagem
2.3 A contribuição de Piaget para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Capítulo 3 - O Currículo no Processo de Inclusão
3.1 Dilemas e Desafios na Organização Curricular dos Estudantes com Deficiência
3.2 Os Direitos de Aprendizagem na Educação Inclusiva
3.3 Adequação Curricular e suas Contribuições

Capítulo 4 - Redimensionando o Papel da Escola no Desenvolvimento Cognitivo e Social do Estudante com Deficiência
4.1 O papel do Professor na Constituição do Conhecimento para o Estudante com Deficiência
4.2 A Viabilização do Conhecimento Acadêmico e Social por Meio do Ensino c
Colaborativo
4.3 O Papel do Estudante com Deficiência na Constituição do Conhecimento

Capítulo 5 - Estratégias e Organização Didática para o Ensino Inclusivo
5.1 A Importância da Construção do Conhecimento Integrado na Educação Inclusiva
5.2 Jogos Pedagógicos para Promover a Inclusão Social e Cultural
5.3 A Relevância do Letramento: Foco na Educação Inclusiva
tipo do cursoPARCEIRO
Carga HoráriaAté 60 horas
cursoParceirosim

Valor da Página

portalPlaynao

O que você vai aprender?

Informações adicionais de cursos

cargaHoraria30
CursoDisponivel30
PublicoAlvoCurso indicado para estudantes e profissionais da área que desejam se atualizar no assunto.
NivelBásico
o que voce vai aprenderCapítulo 1 - Deficiência: Um Olhar Para Além De Suas Características Cognitivas
1.1 Caracterização de Alguns Tipos de Deficiência e a sua Relação com a Escolarização
1.2 Deficiência e Escolarização: uma Reflexão mais adiante da Metáfora Normal/ Patológico
1.3 Implicações na busca de Promover a Participação Social e Cultural do Sujeito com Deficiência

Capítulo 2 - Teorias Cognitivas de Aprendizagem
2.1 A Teoria Cognitiva da Aprendizagem e suas Contribuições
2.2 A Contribuição de Vygotsky para o Processo de Ensino e Aprendizagem
2.3 A contribuição de Piaget para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Capítulo 3 - O Currículo no Processo de Inclusão
3.1 Dilemas e Desafios na Organização Curricular dos Estudantes com Deficiência
3.2 Os Direitos de Aprendizagem na Educação Inclusiva
3.3 Adequação Curricular e suas Contribuições

Capítulo 4 - Redimensionando o Papel da Escola no Desenvolvimento Cognitivo e Social do Estudante com Deficiência
4.1 O papel do Professor na Constituição do Conhecimento para o Estudante com Deficiência
4.2 A Viabilização do Conhecimento Acadêmico e Social por Meio do Ensino c
Colaborativo
4.3 O Papel do Estudante com Deficiência na Constituição do Conhecimento

Capítulo 5 - Estratégias e Organização Didática para o Ensino Inclusivo
5.1 A Importância da Construção do Conhecimento Integrado na Educação Inclusiva
5.2 Jogos Pedagógicos para Promover a Inclusão Social e Cultural
5.3 A Relevância do Letramento: Foco na Educação Inclusiva
tipo do cursoPARCEIRO
Carga HoráriaAté 60 horas
cursoParceirosim

Valor da Página

portalPlaynao

+ Ver Mais

Como funciona o curso? Ele é autorizado pelo MEC?

Os cursos do Portal Educação te ensinam por intermédio da EaD (Educação a Distância), com animações e games (do tipo quiz) que estimulam a interatividade e a interação.
O Portal Educação oferece cursos livres, de atualização e qualificação profissional. São destinados a proporcionar ao profissional conhecimentos que permitam o desenvolvimento de novas competências e não exigem escolaridade anterior.
O MEC (Ministério da Educação), trata da política nacional de educação em geral, mas autoriza apenas cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos técnicos e profissionalizantes são autorizados pelas Secretarias Estaduais de Educação.

+ Ver Mais

Vou aprender mesmo?

Os cursos do Portal Educação são dinâmicos e com várias vantagens comparadas a um curso presencial. Você terá recursos como:
• Flexibilidade TOTAL de estudo, 24h por dia, sem limite de acesso!

+ Ver Mais

Como funciona a prova?

As provas variam um pouco de curso para curso. São 2 tipos:
• Avaliação Online dos Cursos Profissionalizantes: 20 questões objetivas, as quais devem ser feitas em 2 horas, prova única e referente a todo o conteúdo do curso.
• Avaliação Online dos Cursos Livres: 10 questões objetivas, as quais devem ser feitas em 1 hora, prova única e referente a todo o conteúdo do curso.
Os estudos, atividades e avaliações devem ser feitos dentro do prazo estipulado no calendário do curso.
A média final deve ser igual ou superior a 60% para a conclusão e recebimento do certificado digital do curso. Em caso de reprovação, o aluno poderá realizar novamente a prova dentro do período do curso quantas vezes desejar. Os cursos gratuitos não possuem nova prova, atividades reflexivas e descritivas.

+ Ver Mais

Tem certificado?

Os alunos aprovados receberão o Certificado Digital em seu espaço virtual, após a nota média e prazo mínimo de estudo exigido.
Os cursos do Portal Educação lhe dão a certificação de capacitação profissional, aperfeiçoamento e extensão. É importante saber que esses títulos não se equivalem às certificações de cursos técnicos ou de formação escolar, e não dão o direito de assumir responsabilidades técnicas.

+ Ver Mais

CERTIFICADO DIGITAL

Certificado digital de participação no curso. Válido em todo território nacional.

ESTUDE NO SEU TEMPO

Cursos online de fácil acesso para você estudar no seu tempo, em qualquer lugar.

MATERIAL MULTÍMIDIA

Conteúdo interativo e dinâmico para tornar o seu aprendizado mais fácil.





Quem cursou, gostou também




Cadastre-se E RECEBA NOVIDADES SOBRE TODAS NOSSAS ÁREAS

3.723.543

Cursos Realizados

1.125.788

Pessoas Qualificadas

50

Prêmios Recebidos

SOBRE O PORTAL EDUCAÇÃO

O Portal Educação é a maior plataforma EAD do Brasil, com 20 anos de expertise no mercado de Educação a Distância, hoje também faz parte grupo UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação do Brasil.