Surdez - Métodos de alfabetização

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 28 de março de 2013

Tamanho do texto: A A


A criança surda irá relacionar o escrito com o que ela vê
A criança surda irá relacionar o escrito com o que ela vê
Ao pensarmos na alfabetização de crianças surdas nos deparamos com a dificuldade do estabelecimento da relação grafema-fonema, pois, eles não dominam a língua oral naturalmente.

Para os ouvintes, as pessoas devem aprender a escrever a Língua Portuguesa utilizando como base a oralidade. Devemos buscar alternativas para a criança surda independente dessa possibilidade.

As crianças ouvintes relacionam o que está escrito com o que se fala e ouve. A criança surda irá relacionar o escrito com o que ela vê, imagens, objetos, ações, expressões e é, claro: os sinais.

Para o desenvolvimento do processo de alfabetização com o surdo, há também diversidade metodológica. Entre os métodos que se destacam estão: o global e o analítico-sintético.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários

colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

15 anos de Portal Educação!

A maior e mais premiada empresa de educação a distância.

Conhecimento para mudar sua vida!

FALTAM:
*clique aqui e confira o regulamento da promoção Promoção válida até 31/03/15
PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130 - Atendimento ao cliente