Fatores que Influenciam o Desenvolvimento Humano

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

Psicologia

11/01/2013

É fundamental observarmos que o desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores. Até o comportamento mais simples costuma resultar de muitas influências distintas.

Esses fatores são:

Hereditariedade – A carga genética herdada dos pais biológicos da criança estabelece o seu potencial de desenvolvimento. Entretanto, essas potencialidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os estímulos advindos do meio ambiente. Por exemplo, existem algumas pesquisas que mostram os aspectos genéticos da inteligência. Porém, a inteligência pode ou não se desenvolver, além do seu potencial, ou seja, vai depender também das condições do meio que se encontra.


• Crescimento orgânico – Aplica-se ao aspecto físico. À medida que a criança vai se desenvolvendo fisicamente, como o aumento da altura e estabilização do esqueleto, é consentido que ela veja o mundo de uma forma que antes não era possível. Outro fator importante de ser levado em consideração é a variável biológica, por exemplo, falta de oxigênio durante o processo de nascimento e desnutrição.


Maturação Neurofisiológica - É o que torna possível determinados padrões de comportamento. Por exemplo, a alfabetização da criança, depende desta maturação. O aluno para ser, adequadamente alfabetizado deve ter condições de segurar e mover um lápis com habilidade para escrever ou rabiscar, para tanto, é necessário um desenvolvimento neurológico que uma criança de dois anos ainda não possui.


• Meio Ambiente - Conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo (Ambiente sociopsicológico imediato e cultural no qual a criança se desenvolve). A Aprendizagem passada para a criança, como: Uma criança muito estimulada para a fala pode ter um vocabulário excelente aos três anos e não subir escadas bem porque não vivenciou isso, ou seja, não foi estimulada para esse tipo de ação.


Conforme notamos, o desenvolvimento humano é, em qualquer momento, um produto da interação contínua da hereditariedade e da influência do meio.


É importante entendermos que as influências biológicas e ambientais atuam sempre em conjunto. Como exemplo, a ação química do material genético em uma determinada célula pode ser afetada por material fora de seu núcleo. Ou seja, o efeito de um único gene dependerá de uma constelação de outros genes nessa célula (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 1999).


Durante o século XX, havia muita polêmica da parte de alguns cientistas, que têm pontos de vistas dogmáticos, unilaterais, sobre a questão natureza-criação, atribuindo virtualmente todo o comportamento humano à hereditariedade ou ao ambiente.


A partir de alguns avanços de hoje da biologia e psicologia, os cientistas procuram as maneiras pelas quais a ação combinada de nossas potencialidades herdadas e dos eventos que vivenciamos nos tornam o que somos.


Logo, observamos que o indivíduo ao se desenvolver, é influenciado pela raça, etnia, cultura, estilo de vida, sistema familiar e condição socioeconômica (classe social, educação, ocupação e renda). Também é percebida a ausência ou não de deficiências mentais ou físicas. Algumas experiências são individuais e únicas - não normativos -, outras são comuns a certos grupos de idade, de gerações ou de pessoas que vivem ou foram criadas em determinadas sociedades e culturas em épocas diferentes – normativos (PAPALIA & OLDS, 2006).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130