CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Necessidades Nutricionais

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tamanho do texto: A A

Fonte: Nutrição em Pauta

 
As necessidades nutricionais devem ser atendidas através de uma alimentação adequada em qualidade e quantidade. Em algumas fases da vida, as necessidades nutricionais encontram-se aumentadas, devido á doenças ou estados fisiológicos e o consumo de alimentos fontes de nutrientes devem ser realizadas. A suplementação de nutrientes é uma maneira utilizada para fornecer maiores quantidades de nutrientes ao organismo, para garantir sua utilização e repor suas reservas. A suplementação é eficaz?

Estudo recente avaliou a suplementação de ferro em crianças, medida que é muito utilizada para prevenir anemias, e suas consequências em relação ao estado nutricional de zinco e cobre, uma vez que o fornecimento de altas quantidades de ferro poderia prejudicar a absorção desses micronutrientes. De acordo com os resultados avaliados, não houve diminuição de absorção pelo organismo desses micronutrientes na população em estudo.

Sendo assim, a suplementação ou fortificação de alimentos é uma medida eficaz no controle de deficiências nutricionais, mas deve ser fornecida de maneira adequada, levando em conta as necessidades nutricionais e demais características de quem se deseja suplementar.

Outra maneira de fornecer quantidades mais elevadas de nutrientes, é o desenvolvimentos de alimentos que contenham maior quantidade de nutrientes, assim como evidencia pesquisa recente, a qual substituiu a polpa de manga pela casca, no preparo de geléia, resultando em um alimento de melhor valor nutricional, contendo maiores níveis de vitamina C, menos calórico e mais econômico.

Sendo assim, a suplementação, fortificação ou mesmo o preparo adequado dos alimentos podem garantir o aporte nutricional, devendo ser respeitados os valores de referência para os nutrientes, garantindo assim sua absorção e utilização pelo organismo.

 

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.