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Nutrição x Alimentação - conceituando proteínas, carboidratos e vitaminas

Artigo por Colunista Portal - Saúde - quinta-feira, 4 de julho de 2013

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As vitaminas são responsáveis por diversas funções em nosso organismo
As vitaminas são responsáveis por diversas funções em nosso organismo
Uma alimentação saudável é a combinação de nutrientes que auxiliam no funcionamento correto do organismo, a falta ou excesso desses nutrientes podem causar diversos tipos de reações. A seguir apresentamos de forma resumida, as definições de proteínas, carboidratos e vitaminas, bem como suas principais fontes.

Proteínas

As proteínas são os nutrientes responsáveis pela formação de unhas, coagulação, cabelos, ossos, reposição de células mortas e o desenvolvimento corporal como um todo. A quantidade diária recomendada de proteína em adultos é aproximadamente 40 a 60 g. Quando consumidas em excesso as proteínas são transformadas em gordura.

Fontes: carnes em geral, coco, arroz integral, verduras em geral, grãos em geral, ovos e leite.

Carboidratos

Os carboidratos são considerados o combustível das células e de outras diversas atividades fisioquímicas do corpo, como controle da temperatura, exercício muscular entre outras funções. O valor médio de ingestão para pessoas ativas é entre 6 e 10g por dia.

Fontes: arroz, massas, pães, batatas. Essas são as principais fontes, porém existem alternativas caso existam restrições a esses alimentos.

Vitaminas
As vitaminas são responsáveis por diversas funções em nosso organismo, elas dividem-se em hidrossolúveis (solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em gordura). São encontradas em uma grande variedade de alimentos, contribuindo para evitar e combater infecções, regular produção de enzimas, atuar como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce.

Fontes:
Manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, batata, cará, abóbora, cenoura, salsa, pimentão vermelho, tangerina, manga, Couve-flor, limão, laranja, pimentão, salsa, manga, Óleos de fígado de peixe (bacalhau, atum, cação), fígado de vitela, vaca e porco, manteiga, leite, Verduras de folhas (alface), espinafre, agrião, óleos vegetais, gérmen de trigo, semente de girassol, algodão e soja, óleo de semente de açafrão entre outros, tudo depende da vitamina, procure um nutricionista para saber mais.

E lembre-se:
alie uma dieta saudável com a prática de atividades físicas!

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