CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Refrigeração de Alimentos em Câmeras Frias

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Refrigeração aumenta a vida de consumo de alimentos.
Refrigeração aumenta a vida de consumo de alimentos.
A refrigeração utiliza temperaturas entres -1°C e 10°C retardando a ação de micro-organismos deterioradores já instalados e impedindo o surgimento de novos agentes. Desde que seu tempo de armazenamento não seja excessivo e algumas regras sejam respeitadas, a refrigeração provoca poucos efeitos negativos sobre as propriedades nutritivas e organolépticas do alimento, como textura e sabor. É recomendada para alimentos perecíveis e que não são de consumo imediato.

Essas regras dizem respeito às particularidades de cada alimento. Bananas, por exemplo, não devem ser armazenadas em temperaturas abaixo de 12°C e em situações de armazenamento de produtos diferentes na mesma câmara fria, é preciso que a temperatura mínima adotada seja aquela referente ao alimento mais sensível.

Na refrigeração, a temperatura da câmara fria de conservação dos alimentos quase nunca é inferior a 0°C, e nessas condições pode-se garantir uma conservação por dias ou semanas, dependendo do produto. Durante a comercialização, o alimento em um dia com 28°C a 35°C, sofre as mesmas alterações que se sofreria em oito a quinze dias se estivesse mantido sob refrigeração a 1°C ou 2°C.

O controle da umidade em câmaras frias deve ser feito para evitar que frutas e hortaliças se desidratem e murchem em situações de ar seco, ou que favoreçam o crescimento de fungos em situações de excessiva umidade.





CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.