Principais Regras do Handebol Atualizadas e Resumidas

As regras na íntegra estão no livro de regras do Handebol
As regras na íntegra estão no livro de regras do Handebol

Educação Física e Esporte

17/01/2013

As regras são, sem dúvida, imprescindíveis ao bom desenvolvimento de qualquer esporte. No Handebol não poderia ser diferente; por isso, abaixo, listo alguns pontos que julgo serem os mais importantes nas regras do Handebol.

Àqueles que necessitem ou tenham interesse, consultar as regras na íntegra no site da CBHb ou no livro de regras do Handebol.

Regra 1: A quadra de jogo

A quadra de jogo é formada por um retângulo medindo 40 metros de comprimento por 20 metros de largura. É interessante que haja uma zona de segurança cercando a área de jogo. Esta zona de segurança deverá possuir largura de, no mínimo, 2 metros no fundo da quadra e 1 metro nas laterais da mesma.

Com relação às características da quadra de jogo, estas não podem ser alteradas durante a realização do jogo em favor de apenas uma equipe.
A baliza é fixada no centro das duas linhas de fundo. As mesmas devem estar muito bem fixadas no solo ou nas paredes que ficam atrás delas, se for o caso. Ambas medem 2 metros de altura e 3 metros de largura na sua parte interna.

As partes posteriores dos postes precisam estar alinhadas com a face posterior da linha de gol. Os postes e a barra transversal devem ter uma demarcação quadrada medindo 8 cm.

Com relação à marcação das linhas da quadra, as mesmas devem ser feitas, em todas as faces da quadra, pintadas com faixas de duas cores contrastantes que, por sua vez, contrastem claramente com o fundo.

As balizas necessitam de uma rede muito bem presa que deverá estar fixada de maneira que a bola arremessada para dentro da baliza fique dentro dela naturalmente.

As linhas, sem exceção, fazem parte da quadra que elas delimitam.
As linhas de gol devem ser pintadas com 8 cm de largura entre os postes.
As demais linhas devem ser pintadas com 5 cm de largura.

As linhas entre duas áreas adjacentes podem ser trocadas por uma pintura completa no piso, entre elas, com cores diferentes.

A baliza é colocada no centro da linha de fundo, em cada extremo da quadra.

As balizas, que medem 2 metros de altura por 3 metros de altura nas faces internas, devem ser fixadas firmemente no solo ou nas paredes atrás das balizas.

A área de gol está localizada a frente de cada uma das balizas.
Ela é definida por uma linha de área de gol (linha de 6 metros), marcada da seguinte forma:

a) uma linha de 3 metros diretamente em frente à baliza. Disposta paralelamente à linha de gol e a 6 metros de distância (medidos desde a parte posterior da linha de gol até a parte anterior da linha da área de gol).

b) 2 quartos de círculo medindo, cada um, raio de 6 metros (medida tomada do ângulo interno posterior de cada poste da baliza), conectando a linha de três metros de comprimento com a linha de fundo de quadra.

A linha de 9 metros, também chamada de linha do tiro livre, deverá ser uma linha tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol.

Todos os segmentos da linha e os espaços entre eles medem 15 cm.
A linha de 7 metros é uma linha que possui 1 metro de comprimento e é feita exatamente em frente a cada uma das balizas. É paralela à linha de gol, disposta a uma distância de 7 metros (contado da face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 7 metros);

A linha de linha de 4 metros, também chamada de linha de limitação do goleiro é delimitada por 15 cm de comprimento, pintada diretamente em frente a cada uma das balizas. É paralela à linha de gol, em uma distância de 4 metros (contados desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 4 metros).

Deve haver uma área destinada à substituição dos atletas, denominada “zona de substituição”. A mesma deverá estender-se a uma distância de 4,5 metros com relação à linha central para cada uma das equipes. O ponto final da zona de substituição deverá ser prolongado por uma linha paralela à linha central estendidos a 15 cm dentro da quadra e 15 cm fora.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130