Pós-Graduação a Distância em

Saúde Mental

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

O curso tem como objetivo formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem na área da Saúde Mental dentro da visão de um ser humano Bio-psico-socio-ambiental-histórico e cultural

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 10/03/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )
  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Público-Alvo

Curso RESTRITO para profissionais graduados em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Fonoaudiologia.

Conteúdo programático

     

    Princípios gerais sobre o uso do álcool e outras drogas; Questões norteadoras do uso de drogas na evolução do homem; Drogas: classificação e efeitos; A dependência química; Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso e abuso de álcool e outras drogas; Política de atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas; Política Nacional sobre Drogas; A rede de atenção ao uso de álcool e outras drogas no Sistema Único de Saúde; O tratamento e a reabilitação psicossocial do usuário de álcool e outras drogas na rede pública; Prevenção ao consumo de álcool e outras drogas e a política de redução de danos.


     

     

    Reabilitação psicossocial; Antecedentes históricos; Conceituação da reabilitação psicossocial; Teorias sobre reabilitação psicossocial; A reforma psiquiátrica no brasil: política de saúde mental do SUS; Hospital Psiquiátrico; História do CAPS; Tipos de CAPS; Programa nacional de Avaliação de Centros de Atenção Psicossocial; CAPS e suas funções estratégicas; Serviço Residencial Terapêutico; Programa de Volta para Casa.


     

     

    A história da saúde mental através dos tempos; Idade Antiga; O Período Medieval; Idade Moderna; Idade Contemporânea; Saúde mental no brasil; Fatos Marcantes da História da Saúde Mental no Brasil; A saúde mental no Brasil colônia; A saúde mental no Brasil imperial; A saúde mental no Brasil período republicano; Reforma psiquiátrica e sistema único de saúde (SUS); A implantação da saúde pública brasileira na década de 1980; A luta antimanicomial nos anos 90; Sistema Único de Saúde (SUS) e o direito à saúde pública; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Os CAPS e a rede básica de saúde; Saúde mental na estratégia de saúde da família.


     

     

    Educação e metodologia no pensamento pedagógico brasileiro; Educação, Didática e Metodologia no pensamento pedagógico brasileiro; O ensino superior brasileiro - limites e possibilidades; Finalidades do ensino superior; A metodologia como ato político; A intencionalidade do ato de educar; A metodologia como opção política: reprodução ou transformação?; Visão histórica da metodologia de ensino na universidade; Trajetória; Tendências atuais; Plano e planejamento de ensino, execução e avaliação; Diferenças entre plano e planejamento; As implicações políticas doa ato de planejar; Etapas de um plano.


     

     

    Os caminhos da pesquisa científica; Processo de produção do conhecimento; Etapas necessárias na produção do conhecimento; Pesquisa científica; Em busca de um conceito de Pesquisa; Princípios da Pesquisa Científica; Modalidades de Pesquisa; Modalidades mais utilizadas em Pesquisa; Técnicas para a coleta de dados e informações; Projeto de pesquisa; Conceito; Escolha do tema; Estrutura do Projeto de Pesquisa; Orientações e normatizações para a produção de textos científicos; Forma de apresentação gráfica do texto científico; As normas da ABNT; Citações diretas e indiretas colocadas no corpo do texto; Notas de rodapé; Normas para a elaboração de referências.


     

     

    Introdução à psicofarmacologia; Como nasce um medicamento; O paciente e o uso dos medicamentos; Princípios da farmacocinética; O que o organismo faz com a droga; Princípios da farmacodinâmica; O que a droga faz com o organismo; Antidepressivos; Interações medicamentosas; Tipos de interações; Antipsicóticos; Psicoestimulantes; Anticonvulsivantes na prática clínica interdisciplinar; Psicoterapia e psicofármacos; Psicofarmacologia e trabalho; Terapia ocupacional: interferência dos psicofármacos no tratamento; Psicofarmacologia e interdisciplinaridade.


     

     

    Breve histórico da saúde ocupacional; A Higiene Ocupacional e sua evolução; Contribuições de Ramazzini; Saúde mental e trabalho; Considerações sobre a Saúde/Doença Mental e Trabalho; Abordagens teórico-metodológicas em Saúde Mental do trabalhador; Principais fatores de risco à saúde mental do trabalhador; Fatores de risco; Repercussões psicossociais dos riscos ocupacionais; Estresse ocupacional e síndrome de burnout; O estresse ocupacional; Principais modelos sobre estresse ocupacional; Causas e consequências do estresse ocupacional; Controle do estresse ocupacional; Síndrome de Burnout; Introdução de mudanças no ambiente de trabalho; Sistema de recompensas ou compensações: controle do status, estima e salário; Características da empresa e dos postos de trabalho; Futuro inseguro no emprego; Contexto físico perigoso; Consequências dos riscos psicossociais.


     

     

    Envolvimento familiar na reabilitação do portador de doença mental; Família nuclear como construção; Famílias e relações de poder; A família como agência e perspectiva rizomática; Família como território de agenciamentos; A relação entre quem cuida e quem é cuidado; Cuidadoras: desvalorizadas, mas sobrecarregadas; Estratégia do programa saúde da família e o cuidado em saúde mental; Conhecendo as famílias do território de atuação; Identificando os principais problemas de saúde mental; Planos e programações de enfrentamento; Ações educativas aos problemas de saúde; Centro de Atenção psicossocial - CAPS; A saúde mental em diferentes contextos - escola, trabalho, comunidade; Saúde Mental na escola; Saúde Mental no trabalho; Saúde Mental na comunidade.


     

     

    O conceito de cultura como intercessor das práticas em saúde mental; Saúde coletiva x saúde pública: diferenciação terminológica; Integralidade e práticas em saúde; Integralidade e o biopsicossocial; Integralidade e potência de vida; Potência de vida e produção de saúde; Saúde pública: do indivíduo à população; A experiência greco-romana: público, saúde e política cuidados de si e saúde; Esfera pública e política; Urbanização e epidemias; Saúde mental na perspectiva psicanalítica; A Infância; A Psicanálise; Os desdobramentos de caráter psicopatológico; A Fase Anal; A Fase Fálica/ Fase genital; Considerações sobre saúde mental a partir da saúde coletiva.


     

     

    Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

     

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Me. Eduardo Cavalheiro Pelliccioli
Conteúdista | Orientador | Titular

Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza
Conteúdista

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Titular

Dra. Liliana A. M. Guimaraes
Conteúdista | Titular

Ma. Ludmila de Moura
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra
Conteúdista | Titular

Me. Renan da Cunha Soares Junior
Conteúdista | Orientador | Titular | Coordenador

Me. Serginaldo José dos Santos
Conteúdista | Orientador | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 298,42.


Pagamento à vista no valor de R$ 4476,30.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520   |11 99845 9980


;