Pós-Graduação a Distância em

Libras

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

Nos dias de hoje, a comunicação é indispensável para nossa vida na sociedade. Quando se trata de comunicação em Libras, não é diferente. O curso de Pós-Graduação em Libras - especialização lato sensu abordará os aspectos da Língua Brasileira de Sinais e sua aplicabilidade em diversos segmentos sociais.

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 10/08/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )

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  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

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Público-Alvo

Psicólogos, fonoaudiólogos, educadores, gestores educação, intérpretes. Públicos em geral interessados em adquirir conhecimento acerca da LIBRAS e educação de pessoas surdas. É necessário que aluno tenha conhecimento de Libras Básico e Intermediário, comprovado através de certificado dos cursos realizados (totalizando um mínimo de 100 horas) ou termo de compromisso, de parte do aluno, atestando ter o conhecimento exigido, com firma reconhecida.

 

O curso também é destinado para profissionais que desejam atuar profissionalmente na área. O certificado de pós-graduação lato sensu em Libras substitui o PROLIBRAS (Proficiência em Libras), conforme Decreto 5626 de 22/12/2005:

 

DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.

 

(...)

 

CAPÍTULO III

 

 

DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LIBRAS E DO INSTRUTOR DE LIBRAS

 

(...)

 

Art. 7o Nos próximos dez anos, a partir da publicação deste Decreto, caso não haja docente com título de pós-graduação ou de graduação em Libras para o ensino dessa disciplina em cursos de educação superior, ela poderá ser ministrada por profissionais que apresentem pelo menos um dos seguintes perfis:

 

 

I - professor de Libras, usuário dessa língua com curso de pós-graduação ou com formação superior e certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação;

 

 

II - instrutor de Libras, usuário dessa língua com formação de nível médio e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação;

 

 

III - professor ouvinte bilíngue: Libras - Língua Portuguesa, com pós-graduação ou formação superior e com certificado obtido por meio de exame de proficiência em Libras, promovido pelo Ministério da Educação.

 

 

(...)

 

 

Art. 12. As instituições de educação superior, principalmente as que ofertam cursos de Educação Especial, Pedagogia e Letras, devem viabilizar cursos de pós-graduação para a formação de professores para o ensino de Libras e sua interpretação, a partir de um ano da publicação deste Decreto.

 

Conteúdo programático

    Pré-requisito para realização do curso:

     

    Para ingressar na pós-graduação o aluno deverá ter conhecimento de Libras Básico e Intermediário, comprovado através de certificado dos cursos realizados (totalizando um mínimo de 100 horas) ou termo de compromisso, de parte do aluno, atestando ter o conhecimento exigido, com firma reconhecida.

     

    Conhecimento de Libras Básico e Intermediário exigido como pré-requisito: alfabeto manual; números; identificação pessoal; familiares; tempo; meses; dias da semana; dias e horas; cores; substantivo; antônimos; pronomes; verbos; alimentos; verduras; frutas; legumes; salgados e doces; bebidas; vestuário e acessórios; animais; meios de comunicação; meios de transporte.

     

    * Observação: o aluno, para acompanhar o curso, deverá dispor de equipamento de webcam, com possibilidade de gravação de áudio e vídeo para o envio das atividades on-line do curso. Exige-se que o acadêmico tenha conhecimento da Língua Portuguesa escrita e da Língua de Sinais.

     

    Aquisição da língua portuguesa como L2 (segunda Língua) - 40h

    Conteúdo Programático: Diferença entre a Língua Portuguesa e a Libras; A situação de Aprendizagem dos Surdos; Implicações do Processo de Alfabetização para Alunos Surdos; Letramento Visual; Processo de Aquisição da Língua Portuguesa como L²; Estratégias para Trabalhar a Leitura; A construção da Escrita do Surdo; Uso da Função Social; Análise Contrastiva; Processo de Interlíngua – Níveis: I, II e III; Ampliação do Vocabulário da Língua Portuguesa.

    Conhecimento sobre a Formação do Profissional Intérprete em Libras - 40h

    Conteúdo Programático: Intérprete de língua de sinais e o papel do intérprete de libras; Regulamento para atuação como tradutor e intérprete de língua de sinais; Regulamento dos intérpretes da FENEIS-RS; Da ética do profissional intérprete; Da postura ética na hora do contrato; Resolução do encontro de Montevidéu; Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010- regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua brasileira de sinais - libras; Modelos de tradução e interpretação; Aluno surdo x intérprete x professor: perspectiva na área educacional inclusiva; Reflexões sobre a inclusão escolar do aluno surdo; Orientação aos pais.

    Deficiência Sensorial: Surdez - 40h

    Conteúdo Programático: Educação de deficientes auditivos e surdos; Conceituação e caracterização; Os órgãos do aparelho auditivo e seu funcionamento; Etiologia e prevenção da surdez; O surdo e a história da sua educação; O papel da família frente à surdez; A Cultura surda; A inclusão de alunos surdos no Ensino Comum; A Língua Brasileira de sinais; Aprendizado da Língua Portuguesa; Recursos Tecnológicos na Educação do aluno surdo.

    Habilitação/Reabilitação do Deficiente Auditivo - 40h

    Conteúdo Programático: Metodologias de oralização; Método verbotonal; Método Auruiral; Método audiovisual de linguagem oral; Método perdoncini; Princípios fisiológicos; Educação auditiva; Alfabetização/Letramento da pessoa com deficiência auditiva, dicas de ensino; Estimulação da linguagem; Atuação da equipe multidisciplinar.

    Libras I – Vocabulário - 40h

    Conteúdo Programático: Sinais Religiosos; Material Escolar; Séries e Disciplinas; Faculdades e cursos; Higiene; Doenças; Sexo; Política; Países; Estados e cidades do Brasil; Surdo-Cego.

    Libras ll - Aspecto Linguístico da Língua de Sinais - 40h

    Conteúdo Programático: Parâmetros Primários e secundários; Estrutura sublexical; Variações Linguísticas; Variação Social; Iconicidade e arbitrariedade; Aspecto estrutural; Estrutura Sintática; Sistema pronominal; Pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, interrogativos e indefinidos: Tipos de verbos, Verbos direcionais e Verbos não direcionais; Tipos de frases: Afirmativa/exclamativa/interrogativa e negativa; Quantificação e Intensidade; Classificadores; Incorporação de argumento.

    Prática de tradução e interpretação em Libras - 40h

    Conteúdo Programático: Considerações históricas e definições sobre Tradução; Modalidades da tradução; Definição sobre interpretação: competências envolvidas e práticas de interpretação; Práticas de tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais; Definição sobre Tradução Cultural: uma proposta de trabalho para os Surdos.

    Metodologia do Ensino Superior - 40h

    Conteúdo Programático: A docência no ensino superior; Educação. Didática. Metodologia; A LDB, o ensino superior e suas finalidades; O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro; A metodologia como ato político; O ato de planejar e as intencionalidades; A opção política do educador; Plano e planejamento; Diferenças entre plano e planejamento; As implicações políticas do ato de planejar; Elementos constitutivos de um plano.

    Métodos e Técnicas de Pesquisa - 40h

    Conteúdo Programático: Os caminhos da Pesquisa Científica; Processo de produção do conhecimento; Pesquisa Científica; Princípios da Pesquisa Científica; Principais Modalidades de Pesquisa; Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica; Técnicas para coleta de dados e informações; Projeto de Pesquisa; Conceituação; A escolha do tema; A estrutura do projeto de pesquisa; Orientações e Normatizações para Redação de Textos; Forma de apresentação gráfica do artigo científico; As normas da ABNT, NBR 10520/2002.

    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - 60h

    Conteúdo Programático: Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Esp. Bruno Roberto Nantes Araujo
Conteúdista | Orientador | Titular

Esp. Helen Trefzger Ballock
Conteúdista | Orientador | Titular

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Titular

Ma. Lilian Ferro
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra
Conteúdista | Titular

Ma. Maria Sylvia Padial
Conteúdista | Orientador | Titular

Esp. Milena Pereira da Silva Miiji
Conteúdista | Orientador | Titular

Esp. Nayara Cesario
Colaborador | Conteúdista | Orientador | Titular | Coordenador

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 307,30.


Pagamento à vista no valor de R$ 4609,50.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

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