Pós-Graduação a Distância em

Docência para o Ensino Superior

Centro Universitário do Sul de Minas - Especialização Lato Sensu

O curso de Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior apresenta o atual momento sócio-político, filosófico e ético e suas influências na universidade. O curso também explora os conceitos de interdisciplinaridade, teorias pedagógicas, processos didáticos na universidade e muito mais.

Carga horária: 450 Horas

Início a partir de: 10/10/2017

Curso disponível por: 12 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 99855-9980.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Intercâmbio Opcional
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Público-Alvo

Profissionais bacharéis, tecnólogos e licenciados em todas as áreas do ensino, que estão atuando ou desejam atuar no Ensino Superior.

Conteúdo programático

    Avaliação da Aprendizagem - 45h

     

    Ementa: O conceito de avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas. Distinção entre testar, medir e avaliar. Funções da Avaliação. Relação funcional entre objetivos e avaliação. Técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem.

     

     

    Concepção de Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo - 45h

     

     

    Ementa: O estudo, análise e avaliação de teorias da educação, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras. Filosofia e Educação. Filosofia: pressupostos e concepções de educação; teorias e práticas na educação brasileira. Reflexões e debates filosófico-educacionais. Compreensão do significado de currículo e sua evolução histórica na perspectiva das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas. Construção de uma concepção mais ampla de currículo que envolve toda a dinâmica da escola, não somente no que se refere a conteúdos, objetivos, metodologias, avaliação como também às organizações do tempo e do espaço. Ressignificação do conhecimento por meio da interdisciplinaridade. Ensino por competências e habilidades.

     

     

    Didática e Metodologia no Ensino - 45h

     

     

    Ementa: Estabelecimento de Relações entre visões determinantes da postura didática do professor e concepções básicas, técnicas do ensino, o trabalho docente, a pedagogia e o ensino, planejamento, avaliação relação professor-aluno. Método do conhecimento X Método de ensino; Método de ensino - sob a visão da ótica teórico-metodológico e técnico-metodológico; Método de ensino na visão da Didática Teórica e Prática; Método de Ensino - da proposição formal à prática social; Método dialético; Escolhas de procedimentos de ensino; dimensão política da prática pedagógica.

     

     

    Fundamentos da Educação - 45h

     

     

    Ementa: O conceito de Filosofia. Filosofia e Educação. Concepções de homem. Os valores. Pressupostos epistemológicos da educação. Pressupostos políticos da educação. Pressupostos teóricos da educação e Concepções de educação: Teorias pedagógicas e a atuação dos educadores. Pedagogia dialética. Sociedade pós-moderna.

     

     

    Inclusão no Contexto das Instituições - 45h

     

     

    Ementa: Panorama histórico geral do atendimento às pessoas com necessidades especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: segregação/integração /inclusão. Políticas Públicas para Educação Inclusiva. Legislação Brasileira: o contexto atual. Atendimento Educacional Especializado, acessibilidade e adaptações curriculares.

     

     

    Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - 30h

     

     

    Ementa: Elaboração e Defesa do TCC em uma das seguintes modalidades: Artigo Científico; Monografia; Memorial descritivo; Estudo de caso; Relato de experiência. Seguindo normas técnicas da ABNT para produção de trabalhos científicos.

     

     

    Projetos na Educação Superior - 45h

     

     

    Ementa: A importância de se trabalhar com projetos na educação. Os projetos como curiosidade e interesse dos alunos. Múltiplas significações para as ideias e interesses. Elaboração de projetos.

     

     

    Relações Interpessoais na Universidade - 45h

     

     

    Ementa: Comportamento humano nas organizações. Vivências de dinâmicas de grupo. Condução de grupos. Subsídios teóricos para a sua formação enquanto profissional reflexivo. Aprimoramento do professor enquanto pessoa e enquanto ser de relações.

     

     

    Tecnologia e Educação - 45h

     

     

    Ementa: A inovação Tecnológica e os novos paradigmas educacionais: cognição humana. Aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias de comunicação e informação e a educação, visões epistemológicas e pedagógicas da tecnologia aplicada à educação. Tecnologia, Sociedade e Educação: a influência da tecnologia na sociedade moderna. O surgimento de uma nova cultura, uma nova organização social e a educação neste contexto de mudanças. Pressupostos pedagógicos para o da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem. Modelos de utilização do computador na escola.

     

     

    Trabalho de Conclusão de Curso - 60h

     

     

    Ementa: Estudos individuais e/ou em grupos com a finalidade de elaboração de trabalho interdisciplinar.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Prof. Alessandro Messias Moreira
Conteúdista | Titular

Prof. Celso Augusto dos Santos Gomes
Conteúdista | Titular

Prof. Guaracy Silva
Conteúdista | Titular

Prof.ª Marcia Aparecida Resende
Conteúdista | Titular

Prof.ª Maria Angela Dalcin Rodrigues
Conteúdista | Titular

Prof.ª Nidia Mirian Rocha Felix
Conteúdista | Titular

Prof.ª Renata Helena Pin Pucci
Conteúdista | Titular

Prof.ª Terezinha Nunes Gomes Garcia
Conteúdista | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 198,00.


Pagamento à vista no valor de R$ 2970,00.

Duração|Carga Horária
450 horas | Aproximadamente 12 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520 3003-4580   |11 96861-3026