Pós-Graduação a Distância em

Saúde Coletiva

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

A Pós-Graduação em Saúde Coletiva apresenta os conhecimentos necessários sobre como dirigir, planejar, administrar e supervisionar as políticas sociais de saúde, sempre objetivando a qualidade da saúde da sociedade.

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 10/04/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )
  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

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Público-Alvo

Curso INDICADO a graduados com formação na área da saúde (Psicologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Fonoaudiologia) que estejam interessados em se especializar na área de saúde pública.

Conteúdo programático

     

    Família: caracterização da família brasileira na sociedade contemporânea; Os ciclos de vida e sua relação familiar; Importância da família na produção de saúde; A saúde da Criança e do Adolescente: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade; A saúde da Mulher: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade; A saúde do Homem: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade; A saúde do Idoso: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade; A saúde do Trabalhador: Aspectos demográficos e perfil epidemiológico; a Política Nacional, suas diretrizes e os desafios da sociedade.


     

     

    Agentes Comunitários de Saúde; Projeto Pioneiro: os agentes comunitários de saúde; Contextualização histórica; Regulamentação e atribuições do ACS; Expectativa de atuação, as competências; Realidade atual; A visita domiciliária: O principal instrumento de trabalho do ACS; Estratégia de Saúde da Família (ESF); Contextualização histórica; Princípios gerais da Estratégia de Saúde da Família; Objetivos da Estratégia de Saúde da Família; Diretrizes gerais; A equipe de Saúde da Família; Acolhimento; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Aspectos normativos; Tipos de NASF; Objetivos do NASF; Missão do NSF; Diretrizes do NASF; Ferramentas tecnológicas do NASF; Papel das Secretarias Municipais de Saúde; Comparativos de resultados.


     

     

    Processo de Mudança na formação de profissionais de saúde; Processo histórico, os espaços de construção e os marcos referenciais da mudança em curso; Educação Popular em Saúde; História da EPS; Desafios e Diretrizes da EPS e sua importância na reorientação do modelo assistencial; A participação Popular e o Controle Social; A Lei 8142 e as esferas de participação popular nas políticas públicas de saúde; Movimentos Sociais e organização de Categorias para Participação no controle Social.


     

     

    Aspectos Conceituais e Definição de epidemiologia; Histórico da epidemiologia; Pilares da Epidemiologia Atual; Objeto da epidemiologia; Tipos de estudos epidemiológicos: Epidemiologia Descritiva e Analítica; História Natural das Doenças: Diferença entre os períodos pré patogênico e patogênico; Determinantes sociais e epidemiológicos; Níveis de Aplicação de Medidas Preventivas de acordo com os períodos de desenvolvimento de doenças; Vigilância epidemiológica; Indicadores em saúde; Sistemas de informação em saúde.


     

     

    Significações e perspectivas em mudança; Desenvolvimento do conceito de saúde e doença; Período pré-cartesiano; Primeira revolução da saúde; Segunda revolução da saúde; Principais conceitos da segunda revolução da saúde; Promoção da saúde; Estilo de vida; Representações sociais da saúde e da doença; Funções e Transformações da família ao longo da história; A Família ao Longo da História; Evolução histórica das políticas de saúde no Brasil; A primeira república (1889 - 1930); A Era Vargas (1930 - 1945); O período de redemocratização (1945 - 1964); O governo militar (1964 - 1980); As décadas de 80 e 90; O Sistema Único de Saúde; Principais características; Os princípios doutrinários e organizacionais do SUS.


     

     

    Conceituando Modelo Assistencial; Níveis de Atenção a Saúde; História e Conceitos da Atenção Primária em Saúde; A Média e Alta Complexidade, suas prioridades e seu modelo; Modelo hegemônico de Saúde; A reorientação do modelo de atenção a saúde a partir da consolidação do SUS.


     

     

    A docência no ensino superior; Educação. Didática. Metodologia; A LDB, o ensino superior e suas finalidades; O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro; A metodologia como ato político; O ato de planejar e as intencionalidades; A opção política do educador; Plano e planejamento; Diferenças entre plano e planejamento; As implicações políticas do ato de planejar; Elementos constitutivos de um plano.


     

     

    Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica; Processo de produção do conhecimento; Pesquisa Científica; Princípios da Pesquisa Científica; Principais Modalidades de Pesquisa; Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campo; Pesquisa experimental; Pesquisa-ação; Pesquisa de intervenção; Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica; Compilação ou "estado da questão"; Análise de texto; Estudo comparativo; Estudo histórico; Pesquisas de campo; Técnicas para coleta de dados e informações; Questionário ou formulário; Entrevista; Observação com método científico; História de vida; Depoimento oral; Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida); Projeto de Pesquisa; Conceituação; A escolha do tema; A estrutura do projeto de pesquisa; Inicia-se com a capa e com a folha de rosto; Elementos essenciais do projeto de pesquisa; Orientações e Normatizações para Redação de Textos; Forma de apresentação gráfica do artigo científico; As normas da ABNT, NBR 10520/2002; Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé; Tipos de Citações; Localização das Citações; As Notas de Rodapé; Normas para elaboração de referências.

     


     

     

    Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

     

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Ma. Adriana da Silva Flores
Conteúdista | Orientador | Titular

Me. Carlos Alberto Eloy Tavares
Conteúdista | Orientador | Titular | Coordenador

Me. Fernando Pierette Ferrari
Conteúdista

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Titular

Ma. Karla Candido de Toledo
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Leila Simone Foerster Merey
Conteúdista

Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra
Conteúdista | Titular

Me. Serginaldo José dos Santos
Conteúdista | Orientador | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 329,37.


Pagamento à vista no valor de R$ 4940,55.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

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