Pós-Graduação a Distância em

Administração Hospitalar

Centro Universitário do Sul de Minas - Especialização Lato Sensu

O curso de Pós-Graduação em Administração Hospitalar prepara o aluno para a administração de unidades hospitalares apresentando técnicas e ferramentas essenciais para projetar, planejar, organizar e gerir essas instalações, bem como criar um diferencial competitivo no mercado.

Carga horária: 450 Horas

Início a partir de: 10/03/2017

Curso disponível por: 12 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )
  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Intercâmbio Opcional
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Público-Alvo

Profissionais das mais diversas áreas como: enfermeiros, administradores, médicos, bem como outros graduados que se interessem pelo assunto e queiram se especializar na área.

Conteúdo programático

     

    Gestão de materiais, Organização hospitalar e função da gestão de materiais, Previsão da demanda e sistemas de gestão de estoques e Logística hospitalar.


     

     

     

     

    Contabilidade de Custos para a gestão de empresas, Ponto de equilíbrio, formação do preço de venda. Classificação de Custos. Critérios de rateio. Margem de Contribuição, Custos por absorção, Custo padrão, Custeamento direto e Custeio ABC. Análise crítica dos critérios de custeamento. Administração de Capital de Giro. Variações do CCL, Administração do Ativo e do Passivo Circulante. Alavancagem Operacional e Financeira. Fluxo de Caixa: balanços consecutivos, restrito e amplo, efetivo, operacional e incremental. Fontes de Recursos. Políticas de Financiamentos. Políticas de Investimentos. Políticas de Dividendos - Contabilidade de Custos para a gestão de empresas, Ponto de equilíbrio, formação do preço de venda. Classificação de Custos. Critérios de rateio. Margem de Contribuição, Custos por absorção, Custo padrão, Custeamento direto e Custeio ABC. Análise crítica dos critérios de custeamento.


     

     

     

     

    Definições e conceitos básicos. Histórico e evolução da epidemiologia. Objetivos da epidemiologia. Atividades desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica. Indicadores epidemiológicos. Programas utilizados, Apresentação de dados e interpretação. Doenças de notificação compulsória e vigilância epidemiológica. Resíduos de Serviço de Saúde. Higiene e saneamento do ambiente de trabalho.


     

     

     

     

    Ferramentas Básicas: Brainstorming; Votação múltipla; Técnicas de grupo nominal; Diagramas de causa e efeito; Fluxogramas; Análise de campos de força; Matriz GUT; Coleta de dados; Folha de verificação; Estratificação; Diagrama e análise de Pareto; Histograma; Box-plot; Matriz 5W - 1H; Ferramentas gerenciais: Diagrama de seta; Diagrama KJ; A matriz em "T"; Pentagrama; Diagrama das relações; Diagrama de afinidades. Histórico e Conceitos Básicos; Dimensões e Definições de Qualidade; Qualidade do Produto, do Processo e da Organização; Clientes Internos e Externos; Estratégia da Empresa e a Qualidade Total; Qualidade e Produtividade; Nova Missão da Administração; Expoentes da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa...); Visões japonesa, americana, europeia e brasileira da Qualidade.


     

     

     

     

    A importância do estudo de Recursos Humanos na organização. Sistema de administração de RH. A moderna gestão de Pessoas. Gestão de pessoas em ambiente dinâmico e competitivo. Motivação e liderança. Trabalho em equipe. Recrutamento e seleção de pessoas. Treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações. Organização de pessoas. Avaliação e controle do desempenho humano. Administração de Cargos, Salários e Remuneração. Gestão Integrada de Benefícios e Recursos Sociais. Introdução à saúde ocupacional (Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho). Relações de trabalho, Sindicalismo e Negociação Coletiva de trabalho. O indivíduo e a organização. Processo de organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Ideologia. Visão abrangente das ciências do Comportamento. O indivíduo e os grupos na organização. Clima. Motivação. Mudança organizacional. Mudanças contínuas, planejadas e radicais. Novas tendências mundiais que afetam as organizações e a gestão de pessoas. Conceitos de cultura organizacional. Relação entre cultura e mudança organizacional.


     

     

     

     

    Higiene e saneamento do ambiente de trabalho. Aspectos humanos, sociais e econômicos da prevenção de acidentes. Conceitos e objetivos da segurança do trabalho. Política e programa de segurança do trabalho na empresa. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Normas regulamentadoras. Organização do SESMET, CIPA. Cadastro de acidentes do trabalho: preenchimento; registro de dados. Classificação e caracterização dos riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Controle e eliminação de riscos. Recursos materiais: impressos, equipamentos e instalações físicas. NR-4 Organização: ações a serem realizadas. Ações preventivas/ ações curativas. Organização de arquivos e do ambiente de trabalho. Avaliação da qualidade em saúde, Avaliação externa da qualidade hospitalar, Segurança do paciente, Instrumentos para avaliação interna da qualidade da assistência em saúde.


     

     

     

     

    Noções de marketing em saúde. Implantação de novos produtos em saúde. Planejamento estratégico. Ferramentas do marketing. Elaboração, estruturação e implantação de projetos de marketing de saúde. O marketing aplicado aos serviços de saúde.


     

     

     

     

    Elaboração e Defesa do TCC em uma das seguintes modalidades: Artigo Científico; Monografia; Memorial descritivo; Estudo de caso; Relato de experiência. Seguindo normas técnicas da ABNT para produção de trabalhos científicos.


     

     

     

     

    Sistemas de saúde, Sistema de saúde brasileiro e Setor suplementar de saúde.


     

     

     

     

    Estudos individuais e/ou em grupos com a finalidade de elaboração de trabalho interdisciplinar.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Prof. Antônio de Biaso Junior
Conteúdista | Titular

Prof. Cláudio Palmutti
Conteúdista | Titular

Prof.ª Eliandra da Silva Oliveira Gonçalves
Conteúdista | Titular

Prof. Guaracy Silva
Conteúdista | Titular

Prof.ª Letícia Veiga Vasques
Conteúdista | Titular

Prof.ª Pollyanna Elisa de Siqueira Vilela
Conteúdista | Titular

Prof. Viviel Rodrigo José de Carvalho
Conteúdista | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 298,00.


Pagamento à vista no valor de R$ 4470,00.

Duração|Carga Horária
450 horas | Aproximadamente 12 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520   |11 99845 9980


;