Pós-Graduação a Distância em

Educação a Distância

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

A Pós-Graduação em Educação a Distância apresenta os conhecimentos necessários sobre educação a distância, suas características, contexto histórico, aplicabilidade, novas tecnologias em EaD e muito mais.

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 10/03/2017

Curso disponível por: 15 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )
  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Público-Alvo

Profissionais graduados nas áreas educacionais ou afins; portadores de diploma de curso superior que desejem atuar como docente em curso de educação a distância; formados em outras áreas do conhecimento que tenham interesse em ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre a educação a distância.

Conteúdo programático

     

    A interação entre professor, aluno e tutor mediada pelas interfaces de comunicação. Participação e protagonismo no ensino e aprendizagem a distância. Posicionamento crítico-reflexivo na construção de conhecimento. Silêncio e ruídos: compartilhamento de experiências, idéias, opiniões e concepções.


     

     

    Conceituações de Educação a Distância. Histórico da EAD. Modalidades da EAD. Regulamentação, Legislação e Políticas da EAD. Direitos autorais em EAD. Cenários contemporâneos da EAD.


     

     

    Aprendizagem de nativos digitais: novo currículo. Web 2.0 na educação e suas ferramentas. Comunidades virtuais e de aprendizagem. Jogos educacionais: panorama brasileiro. Second life.


     

     

    Língua – linguagem – conceitos necessários. As competências discursivas. Correntes tradicionais quanto à concepção de linguagem. Cenários linguísticos contemporâneos de EAD.


     

     

    A docência no ensino superior. Educação. Didática. Metodologia. A LDB, o ensino superior e suas finalidades. O ensino superior e suas relações com o contexto sócio-econômico-político brasileiro. A metodologia como ato político. O ato de planejar e as intencionalidades. A opção política do educador. Plano e planejamento. Diferenças entre plano e planejamento. As implicações políticas do ato de planejar. Elementos constitutivos de um plano.


     

     

    Os caminhos da Pesquisa Ciêntífica. Processo de produção do conhecimento. Pesquisa Científica. Princípios da Pesquisa Científica. Principais Modalidades de Pesquisa. Pesquisa bibliográfica. Pesquisa de campo. Pesquisa experimental. Pesquisa-ação. Pesquisa de intervenção. Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica. Compilação ou “estado da questão”. Análise de texto. Estudo comparativo. Estudo histórico. Pesquisas de campo. Técnicas para coleta de dados e informações. Questionário ou formulário. Entrevista. Observação com método científico. História de vida. Depoimento oral. Relato de vida (tranche de vie, pedaços de vida). Projeto de Pesquisa. Conceituação. A escolha do tema. A estrutura do projeto de pesquisa. Inicia-se com a capa e com a folha de rosto. Elementos essenciais do projeto de pesquisa. Orientações e Normatizações para Redação de Textos. Forma de apresentação gráfica do artigo científico. As normas da ABNT, NBR 10520/2002. Citações diretas (textuais) e indiretas (livres) colocadas no corpo do texto e notas de rodapé. Tipos de Citações. Localização das Citações. As Notas de Rodapé. Normas para elaboração de referências.


     

     

    Aspectos pedagógicos da EAD. Desenho Instrucional. Elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. Planos e Processos de avaliação da aprendizagem.


     

     

    Tecnologias na Educação. Ferramentas de Informação e Comunicação e suas interfaces com a EAD. Ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs.


     

     

    Formação do professor e tutoria. Contextos do trabalho docente na EAD. Controle e autonomia do professor de EAD. Inter-relações: políticas e trabalho docente. Possibilidades: uma educação de emancipação.


     

     

    Elaboração do trabalho de conclusão de curso.

     

    * O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.

    * Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.

     

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Me. Adriana dos Santos Caparróz
Conteúdista | Orientador | Titular

Dra. Arlinda Cantero Dorsa
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Blanca Martin Salvago
Conteúdista | Orientador | Titular | Coordenador

Dr. Jeferson Pistori
Conteúdista | Orientador | Titular

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Orientador | Titular

Dra. Maria Cristina L. Paniago Lopes
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra
Conteúdista | Orientador | Titular

Me. Rosimeire Régis
Conteúdista | Orientador | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 218,84.


Pagamento à vista no valor de R$ 3282,60.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520   |11 99845 9980


;