Pós-Graduação a Distância em

****Coordenação Pedagógica

Universidade Católica Dom Bosco - Especialização Lato Sensu

O curso de Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica por meio da Educação a Distância oferece as bases teórico-metodológicas necessárias ao exercício da coordenação pedagógica na educação básica.

Carga horária: 420 Horas

Início a partir de: 01/01/0001

Curso disponível por: 0 meses

4.0 ( 1.200 avaliações )

Confira os preços e descontos exclusivos com nossos consultores.
Central de Vendas WhatsApp: (11) 99855-9980.
Fale agora por chat, ligue para 0800 707 4520 ou

  • Certificado Impresso
  • Tutoria Online
  • Lato Sensu
  • Reconhecido pelo MEC
  • Material em PDF

Receba o Conteúdo Programático deste curso por email:

Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

Público-Alvo

Graduados em nível superior e profissionais que atuam ou pretendem atuar na coordenação pedagógica na educação básica.

Conteúdo programático


  • Conteúdo programático
  • Fundamentos Legais da Educação
  • 40
  • Relação política e legislação.
    Constituições.
    Leis.
    LDB.
    Diretrizes Nacionais EI, EF, EM.
    Finalidades da educação.
    Movimentos e mobilizações sociais na área da educação.
  • Conteúdo programático
  • Fundamentos Teóricos e Práticos da Coordenação Pedagógica

  • 40
  • Histórico da coordenação pedagógica no Brasil - histórico, princípios democráticos - autonomia, participação;
    perfil do coordenador - formação, liderança, organização - plano de trabalho;
    relação com o corpo docente; avaliação institucional.

  • Conteúdo programático
  • Fundamentos da Educação Especial
  • 40
  • Direito à Diversidade.
    Educação Especial no Brasil.
    Política Nacional de Educação Inclusiva.
    Política de Educação Inclusiva e o trabalho pedagógico. 
    Identificação de necessidades educacionais especiais.
  • Conteúdo programático
  • Introdução à Educação a Distância
  • 40
  • As Tecnologias e o Cotidiano
    Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
    Tecnologia em diferentes contextos
    Definições de Educação a Distância
    Breve Histórico da EAD
    Nova Modalidade de Ensino. Modelos de EAD para o Ensino Superior
    Desafios para professores e alunos. Novas formas de interação
    O papel do professor, do aluno e dos tutores
    Colaboração e propostas de comunidades virtuais
    Informática na educação para todos ou para alguns. Democratização da informática
  • Conteúdo programático
  • Metodologia do Ensino Superior
  • 40
  • A docência no ensino superior. Educação.
    Didática.
    Metodologia.
    A LDB, o ensino superior e suas finalidades.
    O ensino superior e suas relações com o contexto socioeconômico-político brasileiro
    A metodologia como ato político.
    O ato de planejar e as intencionalidades.
    A opção política do educador.
    Plano e planejamento.
    Diferenças.
    Elementos constitutivos de um plano.
  • Conteúdo programático
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • 40
  • Os caminhos da Pesquisa Científica
    Processo de produção do conhecimento
    Pesquisa Científica
    Princípios da Pesquisa Científica
    Principais Modalidades de Pesquisa
    Modalidades mais utilizadas em pesquisa jurídica
    Técnicas para coleta de dados e informações
    Projeto de Pesquisa
    Conceituação
    A escolha do tema
    A estrutura do projeto de pesquisa
    Orientações e Normatizações para Redação de Textos
    Forma de apresentação gráfica do artigo científico
    As normas da ABNT.
  • Conteúdo programático
  • Organização Pedagógica da Escola: Currículo, Planejamento e Avaliação
  • 40
  • PPP (normatização do PPP- Regimento Escolar), Currículo, PDE.
    o planejamento - definição, como organizá-lo;
    planos de ensino;
    projeto;
    avaliação externa (Prova Brasil, IDEB, ENEM - se entrar o ensino médio);
    avaliação da aprendizagem.
  • Conteúdo programático
  • Políticas Públicas de Educação
  • 40
  • Sociedade, Estado e Educação.
    Políticas públicas de educação.
    Perspectivas e tendências contemporâneas das políticas educacionais expressas na legislação de ensino e nos projetos educacionais.
    Políticas inclusivas, diretrizes e práticas excludentes.
    Desafios e Perspectivas.
  • Conteúdo programático
  • Prática do coordenador pedagógico: desafios
  • 40
  • Funções do coordenador.
    Acompanhamento e orientação do planejamento docente.
    O planejamento na educação infantil.
    O ensino focado em atividades.
    O ensino focado em disciplinas.

  • Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - 60h

    O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.   "Disciplinas por ordem alfabética e não representa a sequência em que serão ofertadas no curso."

Corpo docente

O corpo docente é composto por:

Coordenador

É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.

Professor

É o responsável pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.

Tutor

É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.

Atendimento 1º nível

São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curs, acesso e de dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.

Designer Instrucional

Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção dos objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós graduando.

Verifique abaixo os professores que fazem parte deste curso de Pós-Graduação, seus respectivos currículos e funções:

Ma. Blanca Martin Salvago
Conteúdista | Orientador | Titular

Dr. José Manfroi
Conteúdista | Titular

Ma. Maria Angela Arruda Fachini
Conteúdista | Orientador | Titular

Ma. Maria Luiza Arruda Almeida Serra
Conteúdista | Titular | Coordenador

Esp. Tânia Maria Filiú de Souza
Conteúdista | Orientador | Titular

Me. Wercy Rodrigues Costa Junior
Conteúdista | Orientador | Titular

Avaliação e certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado impresso se alcancar a média igual ou superior a 60% no exame final.
Conheça melhor o Portal Educação e nossa metodologia de ensino.
Saiba mais sobre nosso processo de avaliação e certificação, e as regras de normatização do MEC.

Valor do Investimento

Valores Promocionais
Pagamento em até 15 parcelas em boleto no valor de R$ 198,00.


Pagamento à vista no valor de R$ 2970,00.

Duração|Carga Horária
420 horas | Aproximadamente 15 meses

Para receber o conteúdo programático deste curso por e-mail, preencha o campo abaixo:

Dúvidas ?

Entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas.

0800 707 4520 3003-4580   |11 96861-3026