artigo

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 - 22:40

Tamanho do texto: A A

Como desenhar avaliação de desempenho da equipe

por: Lourivaldo Sátiro de Souza Filho

A avaliação de desempenho implica em avaliar várias competências
A avaliação de desempenho implica em avaliar várias competências
Dicas de como desenhar avaliação de desempenho da equipe

Para implantar o processo de Avaliação de Desempenho, é preciso que os líderes e liderados, saibam que existe um longo caminho a trilhar.

Preencher a avaliação, tabular os resultados não faz com que seja implantado o processo de gestão por competências, mas não é bem assim, o processo deve ser tratado com muita atenção, visto que criar expectativa nas pessoas e não mostrar resultados práticos depois, só levará a falta de credibilidade na avaliação de desempenho e consequentemente, um clima de desconfiança no processo.

Quando criamos expectativa nas pessoas elas esperam que resultados sejam apresentados, que planos de desenvolvimento sejam traçados, e mais do que isso, que o feedback sobre seu trabalho seja dado constantemente.

As áreas de Recursos Humanos e Qualidade devem tomar frente nesse processo e estarem totalmente alinhadas para criarem a cultura interna da Avaliação de Desempenho. Deixar bem claro para os gestores, que para avaliar as pessoas, temos antes que criar essa cultura. O erro mais comum na implantação da avaliação é a falta de cultura interna que pode comprometer todo processo.

O passo inicial é capacitar os gestores no conceito de gestão por competências, feedback e acompanhamento diário de seus colaboradores. Posteriormente, isso deve ficar bem claro para todos os funcionários da empresa.

A avaliação de desempenho implica em avaliar as competências gerenciais (para gestores), competências organizacionais (ligadas a empresa) e competências funcionais (ligadas ao cargo). Esta última, baseada nos resultados, e comprometimento, com reflexo diretamente no lucro pessoal, no aumento de salário, promoção e desligamentos, etc. É importante frisar que cada empresa deve ter seu grupo de competências mapeado, porque as mesmas devem estar alinhadas a missão, visão e valores que são particulares de cada organização.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Lourivaldo Sátiro de Souza Filho

Lourivaldo Sátiro de Souza Filho, é graduado em Gestão de Recursos Humanos, Pós Graduado em Metodologia e Gestão para Educação a Distância e em MBA em Gestão de Pessoas, pela Universidade UNIDERP, atua em empresa privada na Área de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional e é Professor Universitário dos Cursos de Tecnol. em Gestão de Recursos Humanos da UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ.

Recursos Humanos