artigo

quarta-feira, 20 de junho de 2012 - 20:36

Tamanho do texto: A A

Alimentação Saudável

por: Debora Cordeiro

Alimentos Frescos
Alimentos Frescos
Para manter o funcionamento de seu organismo, todo ser vivo precisa de um ambiente para viver, respirar e se alimentar. Comer é fundamental para a sobrevivência. E comer bem e corretamente é essencial para uma boa qualidade de vida. O certo não é simplesmente comer pouco (comer em quantidades muito pequenas pode causar déficit de nutrientes). Também é preciso cautela para não diminuir a quantidade de nutrientes necessária ao bom funcionamento do nosso corpo.

Nutrientes, aliás, são substâncias químicas contidas nos alimentos e incorporadas pelo organismo. Ao restringirmos um alimento de nossa dieta, precisamos saber o que exatamente temos de diminuir. Os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) são aqueles de que precisamos em maior quantidade e os micronutrientes (vitaminas e sais minerais) são aqueles que, em pequenas doses, já surtem efeito fisiológico no nosso corpo. O excesso de vitamina C é eliminado pela urina, uma vez que precisamos de baixas concentrações desse nutriente no corpo. O ideal é pensar sempre nos nutrientes de que o corpo precisa, e não apenas no prazer que sentimos no ato de comer. É importante escolher alimentos que contenham substâncias que fornecem energia para o corpo.

Teoricamente, o principal nutriente energético é o carboidrato. Porém, é mais saudável optar por carboidratos de vegetais crus a porções de arroz, massas e pães. O principal carboidrato para a alimentação humana é a glicose, fabricada por qualquer vegetal durante a fotossíntese. Portanto, qualquer alimento de origem vegetal favorece esse nutriente fundamental. Vitaminas e sais minerais também são extraídos de vegetais. Já a principal fonte de proteína são os alimentos de origem animal. Contudo, a gordura animal deve ser evitada, pois aumenta as taxas do chamado colesterol ruim. É recomendável dar preferência a gorduras líquidas, azeite de oliva e sementes como o amendoim, por exemplo.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Debora Cordeiro

Formada em gastronomia (anhembi morumbi 2004) Pós graduação em docência (hotec 2007) CMO (chief mom officer) em tempo integral Gestora em Segurança Alimentar

Nutrição