CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Avaliação Nutricional do Recém-Nascido e Lactente

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tamanho do texto: A A

Recém-Nascido

Os fatores maternos que mais influenciam o crescimento fetal são: paridade, nível socioeconômico, raça, altura, fumo, estado nutricional e hormônios. Por esse motivo, podemos avaliar a condição do estado nutricional do recém-nascido por meio da idade gestacional, descrita abaixo:


TABELA  - ESTADO NUTRICIONAL DO RECÉM-NASCIDO

Idade gestacional Condição Nutricional

< 37 semanas pré-termo
38 a 42 semanas a termo
> 42 semanas pós-termo
FONTE: Vitolo, 2003.


Após a classificação do recém-nascido por idade gestacional, utiliza-se o peso correspondente ao nascimento, conforme tabela abaixo:

TABELA  - CLASSIFICAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO DE ACORDO COM A IDADE GESTACIONAL

Percentil Classificação
Percentil < 10 Pequeno para a idade gestacional (PIG)
Entre 10 e 90 Adequado para a idade gestacional (AIG)
>Percentil 90 Grande para a idade gestacional (GIG)


De acordo com o seu estado nutricional, o recém-nascido pré-termo é classificado em:

» Proporcionado ou crônico: nasce com baixo peso, mas é proporcional ao comprimento. Essa classificação é resultado de deficiências nutricionais crônicas durante a gestação.
» Desproporcionado ou agudo: nasce com baixo peso e apresenta comprimento desproporcional. Nesse caso, problemas gestacionais agudos é que levam ao desproporcionamento.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.