artigo

quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 15:27

Tamanho do texto: A A

Frases sobre planejamento estratégico - Impactantes!

por: Mônica Vargas da Rosa

Frases
Frases
Por ser muito enfatizado o Planejamento estratégico tornou-se a mola mestra nas organizações, e Segundo Mintzberg é uma “...forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”. Pensando nisso, segue frases de grandes e pensadores.

- “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.” (Peter Drucker)
         
- “Assumir uma atitude responsável perante o futuro sem uma compreensão do passado é ter um objetivo sem conhecimento. Compreender o passado sem um comprometimento com o futuro é conhecimento sem objetivo.” (Ronald T. Laconte)
         
- “O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.” (Peter Drucker)

- “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” (John L. Beckley)

- “A única coisa do planejamento é que as coisas nunca ocorrem como foram planejadas.” (Lúcio Costa)

- “É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las.” (Bernardinho)

- "Sem um planejamento estratégico competente, ninguém sobreviverá nestes tempos globalizados." (Michael Porter)

- “Nós temos um planejamento estratégico. Ele se chama: fazer as coisas”. (Herb Kelleher, Southwest)

- “Planejamento estratégico é um processo de selecionar oportunidades e obtém-se vantagens da empresa com os desafios do ambiente, além de projetar e “construir” o futuro”. (Pascale).

- “Planejamento estratégico não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de técnicas – quantificar não é planejar; - Não é previsão – ele se faz necessário por não se ter a capacidade de prever; - Não opera com decisões futuras. Ele opera com o que há de futuro nas decisões presentes; Ele não é uma tentativa de eliminar o risco. É fundamental que os riscos assumidos sejam os riscos certos”. (Adaptado de Drucker (1977).)
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Mônica Vargas da Rosa

Administradora e especialista em EAD, tutora no Portal Educação dos cursos de Pós-Graduações em MBA Executivo em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Gestão e Marketing Ditigal em parceria com Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora universitária em curso na modalidade de ensino regular. CRA/MS: 5338 @ProfMonicaVR

Administração