CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Relatório de Auditoria - A comunicação dos resultados!

Artigo por Mônica Vargas da Rosa - segunda-feira, 23 de abril de 2012

Tamanho do texto: A A

Homem trabalhando na confecção de um relatório
Homem trabalhando na confecção de um relatório
Uma auditoria é uma análise de demonstrações financeiras de uma empresa realizada por um auditor. O relatório de auditoria é a demonstração do trabalho realizado e eis ai a importância do relatório, porque este documento é o que representa o final da auditoria.

Existem muitos tipos de auditoria, mas, a estrutura do relatório é semelhante e deve mostrar claramente o escopo do trabalho realizado e as conclusões sobre a situação financeira da organização auditada.

Podemos distinguir três partes básicas para o documento de relatório de auditoria. A Introdução, Corpo e o Encerramento. Na Introdução, devemos notar os seguintes elementos: Título do relatório, Destinatário. Normalmente o relatório aborda a entidade cujas demonstrações financeiras foram auditadas ou sua diretoria ou acionistas. O parágrafo introdutório são os objetivos e linhas básicas de funcionamento do auditor; funciona como um processo de como tudo foi realizado. Declaração de responsabilidades da administração que encomendou o relatório, a empresa auditada.

A parte realmente interessante do relatório é a que consta no corpo, pois apresenta os seguintes aspectos: A natureza da auditoria, se judicial ou privada. Descrição do método de trabalho utilizado pelo auditor. A opinião, isto é, as conclusões alcançadas pelo auditor depois de analisar e fiscalizar as demonstrações financeiras e contábeis da organização. Neste corpo central do relatório de auditoria, o auditor deve ser capaz de avaliar a evidência a que acedeu em relação das demonstrações financeiras da organização, e a partir daí, expressar uma opinião sobre eles.

Para finalizar, o encerramento que deve constar do parecer, endereço e assinatura do auditor.

É altamente recomendado que nos relatórios sejam incluídos uma referência aos regulamentos e questões relacionadas ao  trabalho realizado. Portanto, quando as demonstrações financeiras são preparadas de acordo com as normas contábeis estabelecidas pelas agencias reguladoras, o relatório do auditor deve referir-se às demonstrações financeiras, preparadas de acordo com estas regras.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Mônica Vargas da Rosa

Administradora e especialista em EAD, tutora no Portal Educação dos cursos de Pós-Graduações em MBA Executivo em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Gestão e Marketing Ditigal em parceria com Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora universitária em curso na modalidade de ensino regular. CRA/MS: 5338 @ProfMonicaVR