artigo

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 - 18:18

Tamanho do texto: A A

SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL - Uma Integração sábia!

por: Mônica Vargas da Rosa

Reunião de Planejamento
Reunião de Planejamento
O que mais tem se falado nas últimas décadas, pelas organizações, é sobre os sistemas integrados do tipo Enterprise Resource Planning ou simplesmente ERP e para completar, estão achando que o mesmo será a solução dos problemas organizacionais. Ledo engano, pois estes sistemas demandam uma construção empresarial totalmente voltada para um novo ambiente de trabalho, uma reestruturação empresarial crítica sem falar na capacitação dos colaboradores de todos os departamentos da empresa, pois o Sistema de Gestão Empresarial trabalha em conjunto, onde seu ponto de partida é a Missão Empresarial e os objetivos, geralmente descritos em um plano de negócios.

De acordo com o site (http://pt.wikipedia.org/wiki/ERP), ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc.) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc.).

Se a organização realmente avançar como um negócio em um ambiente competitivo, deve progredir em seu uso de tecnologia e sistemas, pois eles podem levar a uma economia de custos significativa e nas melhorias de eficiência. Não interessa o porte da empresa, os Sistemas de Gestão Empresarial são uma ótima maneira para dimensionar e otimizar os serviços e processos.

Embora haja uma quantidade aparentemente esmagadora de opções quando se trata das escolhas do sistema de planejamento, devem-se analisar os seus próprios requisitos e comparar. As escolhas, muitas vezes, têm diferentes pontos fortes e centra-se, bem como especializações para certas indústrias. Existem Sistemas de Gestão Empresarial para todos os diferentes tamanhos de empresas, feitas para satisfazer os diferentes orçamentos.

Resumindo, o ERP tem grande importância e uma grande necessidade nas organizações e antes de implantá-lo é importante que a empresa considere os benefícios que deseja e com base em que encontrar a melhor solução no mercado.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Mônica Vargas da Rosa

Administradora e especialista em EAD, tutora no Portal Educação dos cursos de Pós-Graduações em MBA Executivo em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Gestão e Marketing Ditigal em parceria com Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora universitária em curso na modalidade de ensino regular. CRA/MS: 5338 @ProfMonicaVR

Administração

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!