CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Pós-graduação pela internet Faça uma pós-graduação e ganhe um Tablet CONHEÇA OS CURSOS
Inglês E Espanhol on-line CONVERSAÇÃO AO VIVO COM OS MELHORES TUTORES APRENDA AGORA
CURSOS PROFISSIONALIZANTES ON-LINE Aprenda uma nova profissão, sem sair de casa. Saiba mais
Crie GRÁTIS uma Universidade Corporativa para sua empresa CRIAR AGORA Em 3 minutos seus colaboradores terão acesso a cursos gratuitos. Conheça nossas soluções em capacitação para Instituições Públicas SAIBA MAIS Dezenas de projetos desenvolvidos com Instituições de todo o país.

Nódulos nos pulmões

Artigo por Sylvia Simocelli - sábado, 16 de junho de 2012

Tamanho do texto: A A

Cuidados são necessários
Cuidados são necessários
Um nódulo pulmonar é definido como uma "mancha" no pulmão com até três centímetros de diâmetro (o normal seria um centímetro).

Se uma anormalidade é vista em exame de imagem (Raios-X ou tomografia) dos pulmões que é maior do que 3 cm, ele é considerado uma "massa" em vez de um nódulo, e é mais provável de ser cancerígeno.

Eles podem ser classificados como benignos (não cancerosos) ou malignos (câncer). As causas mais comuns de nódulos benignos incluem granulomas (tecido inflamado) e hamartomas (tumores benignos do pulmão).

A causa mais comum de nódulos malignos de pulmão inclui câncer de pulmão ou tumores malignos provenientes de outras regiões do corpo, que se espalhou para os pulmões (metastático). Infecções ocasionadas pela tuberculose, histoplasmose, coccidioidomicose, e infecções parasitárias como ascaridíase (lombrigas); inflamação como a artrite reumatoide também ocasionam doenças pulmonares.

A primeira coisa que o médico deve fazer se for evidenciado um nódulo em seu pulmão em algum exame de imagem é obter qualquer exame anterior que você tenha e compará-los. Se o nódulo estiver presente por um longo tempo, outros testes podem não ser necessários.

Se o nódulo do pulmão é novo ou você não tem nenhum exame de imagem) prévio ao que foi detectado a lesão pulmonar em questão, seu médico deve tomar uma conduta baseada na descrição das características do nódulo e da história clínica, que pode ser desde um simples acompanhamento por tomografias seriadas até um procedimento cirúrgico para a sua ressecção.

É importante a avaliação de um especialista Cirurgião Torácico para desenvolver com o paciente um plano específico de segmento, diagnóstico ou tratamento cirúrgico do nódulo descoberto. Consulte seu médico.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Sylvia Simocelli

-Jornalista e Assessora de Imprensa na 8020 Marketeria Digital; -Community Manager Circuito 4x1 Campo Grande na QuatroxUM - Instituto de Ensino; - Analista de Mídias Sociais na MOB Comunicação 360º; - Assessora de Imprensa na AACC/MS - Assoc. Amigos das Crianças com Câncer; -Jornalista Programa Festas e Eventos TV; - Redatora na Revista Paladar; - Jornalista na OK Comunicações; Tanaweb e UNAES.