artigo

sexta-feira, 21 de maio de 2010 - 15:58

Tamanho do texto: A A

Múltiplas funções do professor

por: Colunista Portal - Educação

 

Múltiplas funções do professor

 

 

Palavras chave: professor; tecnologia; educação a distância;

 

 

Na Educação a distância o professor exerce múltiplas funções, ele se desdobra em sua função como docente. No ensino presencial a figura do professor é assegurada por um único individuo.

As funções que o professor exerce na Educação a distância são segundo Belloni (2009, grifo nosso):

Professor formador - apóia o estudo e a aprendizagem, apóia o estudante, ensina a pesquisar, processar a informação, a aprender.

Conceptor e realizador de cursos e materiais – prepara os planos de ensino, currículos e programas; seleciona os conteúdos, elabora textos de bases para unidades de cursos.

Professor pesquisador – pesquisa e se atualiza em sua disciplina especifica, em teorias e metodologias de ensino/aprendizagem.

Professor-tutor - orienta seus alunos em seus estudos relativos à disciplina pela qual é responsável, esclarece dúvidas e explica questões relativas aos conteúdos.

Tecnólogo educacional – responsável pela organização pedagógica.Assegura a qualidade pedagógica e comunicacional dos materiais dos cursos.

Professor recurso – responde as dúvidas pontuais dos estudantes com relação aos conteúdos de uma disciplina.

Monitor – sua função se relaciona menos com o conhecimento dos conteúdos e mais com a capacidade de liderança... De caráter mais social do que pedagógico.

 

 

  Ainda Segundo Belloni (2009, página 84) do ponto de vista da organização escolar podemos agrupar as funções docentes em três grandes grupos: o primeiro é responsável pela realização e concepção dos cursos; O segundo assegura o planejamento e organização da distribuição de materiais e da administração acadêmica; e o terceiro responsabiliza-se pelo acompanhamento do estudante durante o processo de aprendizagem.

Mesmo exercendo a função de professor em cursos da educação a distância o professor não pode perder a sua identidade de professor. Suas funções poderão ser didática, pedagógica e tecnológica integradas para assegurar que o aluno construa seu conhecimento.

Para Lagarto (1994) o professor aos poucos está abandonando sua posição tradicional de transmitir conhecimento para se transformar num organizador, orientador e facilitador, isto é, num gestor de informação útil e pedagógica, onde seus estudantes podem ter acesso, das mais diferentes formas e vias,sendo a modalidade a distância seu ritmo de aprendizagem.

O professor para se distanciar da forma de ensino presencial precisa ter vontade,coragem e acima de tudo motivação para mudar sua prática pedagógica e saber utilizar a força e o potencial da educação a distância.

 

 

Referência Bibliográfica

 

 

Belloni, Maria Luiza. Educação a distância. 5ª ed. Campinas, P:autores associados,2009.

 

Lagarto, J. R. Formação profissional a Distância. 1a. ed, Lisboa: Universidade Aberta/Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1994.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia