artigo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 18:23

Tamanho do texto: A A

Avaliação Educacional

por: Colunista Portal - Educação

 

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

 

A avaliação educacional é um trabalho realizado pelo docente, com o objetivo de diagnosticar o processo ensino aprendizagem através do rendimento dos alunos.

Para Marinho Celestino de Souza Filho “avaliação é um processo de reflexão contínua sobre uma ação, em um contexto coletivo para compreender o específico, buscando mudanças necessárias no processo educacional”.

Há várias maneiras de realizar uma avaliação educacional. Algumas escolas adotam o sistema de registro escrito, baseado no desempenho durante um período de observação, ou bimestre. Outra ainda considera os trabalhos, as provas, tarefas, além de considerar as habilidades de cada um. O importante é perceber que a avaliação educacional é uma revisão do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, inova em relação à anterior, por tratar a freqüência e a avaliação do rendimento escolar em planos distintos. Prevê-se que deve haver avaliação "contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais". Algumas regras forçaram a mudança do sentido que se atribuía à avaliação, orientando para não mais uma avaliação com vistas a promover ou reter alunos, mas uma avaliação que permita: “possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado."

“A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica”, diz Amélia Hamze, Profª FEB/CETEC.

Nossa realidade é preocupante em relação a avaliação da aprendizagem, pois é grande o índice de repetências; alunos desinteressados e evadindo das salas de aulas também contribuem para o aumento desse índice.

 

 

REFERÊNCIAS

http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=53 ACESSADO EM 02/02/2010.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch (1993). Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação e Realidade.

LUCKESI, Cipriano Carlos (1986). Avaliação Educacional Escolar Para Além do Autoritarismo. Revista da Ande, (10): 47-51, (11): 47-49, São Paulo.    

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!