artigo

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 - 12:13

Tamanho do texto: A A

Um espaço mágico chamado brinquedoteca

por: Colunista Portal - Educação

Brincar é muito mais do que passatempo, trata-se de um estímulo ao desenvolvimento intelectual, à socialização e ao aprendizado de valores como respeito e colaboração. A brincadeira é um das atividades mais completas para o desenvolvimento infantil e, por isso, a criação de um espaço destinado exclusivamente a ela seja tão importante. 
A brinquedoteca é um local que favorece a brincadeira, onde as crianças têm acesso a todo tipo de objetos lúdicos, como jogos, brinquedos, livros, fantasias e fantoches. A estrutura espacial da brinquedoteca, por sua vez, deve facilitar o acesso a todas as peças, a integração entre as crianças e a observação delas pelo educador.
Por isso, mais do que um espaço destinado à distração, ela exercita a convivência com outras pessoas, assim como aumenta a criatividade e favorece o desenvolvimento psicomotor da criança.  Na brinquedoteca, ela vai descobrir novos conceitos e criar seus próprios significados do mundo.
A brinquedoteca tem funções pedagógicas e comunitárias, além de unir pais e educadores para a troca de experiências. Existem binquedotecas hospitalares, escolares, comunitárias e universitárias, e cada uma assume características específicas de acordo com a comunidade em que foi inserida.
É um espaço destinado não só a crianças, mas também atende a jovens, adultos e idosos que precisam resgatar um pouco de ludicidade, já que a brinquedoteca é um local mágico de aprendizagem, e em todas as idades é possível aprender.

Portal Educação

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia