CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

O que é a Pedagogia Waldorf?

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 5 de novembro de 2013

Tamanho do texto: A A

As crianças são ensinadas para o cultivo das potencialidades individuais
As crianças são ensinadas para o cultivo das potencialidades individuais
Um ensaio escrito por Steiner em 1919 (STEINER, 1961) afirmava que a Pedagogia Waldorf busca permanecer conectada na prática com o contexto social de seu tempo; os pais que confiam seus filhos a essa escola devem esperar que seus filhos sejam educados e preparados para o trabalho prático da vida, por meio de uma pedagogia que leva em conta esse contexto. Isso pressupõe uma educação escolar baseada em princípios educacionais que tenham suas raízes nas necessidades da vida moderna.


As crianças devem ser educadas e instruídas de tal maneira que suas vidas cumpram determinadas exigências, independentemente de suas classes sociais. O que é exigido das pessoas pela realidade da vida moderna precisa encontrar o seu reflexo na organização escolar. O espírito dominante nesta vida deve ser despertado nas crianças pela educação e pela instrução (STEINER, 1961).


Segundo a Escola Waldorf Rudolf Steiner (2013), a Pedagogia Waldorf tem como ponto de partida o conhecimento da criança e de seu desenvolvimento em diversos aspectos. Enfoca o ser humano como ente físico, anímico e espiritual. Tem como objetivo o cultivo das potencialidades individuais. Leva em consideração a diversidade cultural e se compromete com princípios éticos humanos amplos e gerais.


Há uma valorização de:

• Integração social e cooperação;
• Integração de escola e família;
• Infância saudável;
• Alegria e responsabilidade nos processos de aprendizagem;
• Excelência intelectual, imaginação, criatividade, cultivo da memória, habilidades em resolução de problemas;
• Arte e movimento como meios de exercitar capacidades e como elementos que permeiam todo o processo de aprendizagem;
• Currículo que propicia um desenvolvimento adequado a cada faixa etária nos âmbitos físico, emocional e cognitivo.
• Professores em permanente processo de autoeducação: além da formação acadêmica os professores passam por uma formação específica em Pedagogia Waldorf (ESCOLA WALDORF RUDOLF STEINER, 2013).


Na concepção de Steiner, toda educação é autoeducação; a função dos professores e educadores é a de criar um ambiente favorável para que a criança se desenvolva norteada por seu próprio interior, e de aprender com ela (OLIVEIRA, 2012). Conforme Setzer (apud OLIVEIRA, 2012), “A pedagogia Waldorf quer formar adultos livres, que possam achar seu caminho por iniciativa própria”.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.