artigo

terça-feira, 17 de setembro de 2013 - 10:13

Tamanho do texto: A A

Como abordar a sexualidade na escola?

por: Colunista Portal - Educação

A educação para a sexualidade pode vir de outras formas
A educação para a sexualidade pode vir de outras formas
A sexualidade muitas vezes é vista pelos pais e professores como um assunto a não ser abordado na infância principalmente por acreditarem que estarão incentivando-as, e de fato, essa é uma maneira errônea de pensar, pois a criança é um ser sexuado, e tem uma sexualidade, embora seja diferente da sexualidade adulta, genitalizada, o que acontece é que a criança tem prazer no corpo, tem prazer em perguntar, entre outros.

A educação para a sexualidade pode vir de outras formas além da maneira sistematizada, ela se dá a partir das perguntas que as crianças fazem para os adultos, e os mesmos sempre têm uma resposta para dar, e na maioria das vezes essas respostas são baseadas em suas crenças e vivências de sexualidade.

Uma das possibilidades de abordar a sexualidade na escola de uma maneira compreensível é, primeiramente, anular a visão ‘adultocêntrica’ de sempre achar que eles realmente sabem qual é a hora certa de falar da sexualidade da criança, sem escutá-las, possibilitando uma forma de diálogo possível com elas.

Por fim, a sexualidade, o gênero e a diversidade estão presentes nas pedagogias culturais, ou seja, nos vários artefatos culturais que são produtos que são produzidos não só para as crianças, mas culturalmente, que nos passam conhecimento o tempo todo sobre sexualidade, e além da sexualidade, nos dizem quais são as formas de ser masculino e de ser feminino.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia