CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Pós-graduação pela internet Faça uma pós-graduação e ganhe um Tablet CONHEÇA OS CURSOS
Inglês E Espanhol on-line CONVERSAÇÃO AO VIVO COM OS MELHORES TUTORES APRENDA AGORA
CURSOS PROFISSIONALIZANTES ON-LINE Aprenda uma nova profissão, sem sair de casa. Saiba mais
Crie GRÁTIS uma Universidade Corporativa para sua empresa CRIAR AGORA Em 3 minutos seus colaboradores terão acesso a cursos gratuitos. Conheça nossas soluções em capacitação para Instituições Públicas SAIBA MAIS Dezenas de projetos desenvolvidos com Instituições de todo o país.

Diferença entre bacharelado e licenciatura

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Tamanho do texto: A A

Com a licenciatura, a pessoa pode ser professor em escolas
Com a licenciatura, a pessoa pode ser professor em escolas
Muitas pessoas não sabem, mas ao ingressar em uma instituição de ensino superior, é preciso optar por qual caminho você quer seguir (bacharelado/licenciatura), pois as funções se diferem. Além do mais, ao prestar vestibular, atente-se se a instituição oferece as duas opções.


Para entendermos a diferença entre bacharelado e licenciatura, vejamos a definição:

Bacharelado
Quando o acadêmico opta pelo bacharelado, ele sai formado e o foco é preparar para exercer funções no mercado de trabalho, sendo assim, não pode seguir carreira de professor, por exemplo. Normalmente, o bacharelado tem duração média de quatro anos, podendo variar, em cursos como Direito, Medicina, Arquitetura, entre outros.


Licenciatura
Já quando a escolha pela habilitação em licenciatura, o acadêmico sai da faculdade e poderá continuar sua vida profissional atuando como professor, sejam em escolas de Educação Infantil Ensino Fundamental, Médio ou acadêmico. Para lecionar nas séries finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, é preciso a licenciatura em áreas específicas (Matemática, Geografia, etc.). O tempo médio de duração varia de 3 a 4 anos. Quando a opção é ser um professor de faculdade, é preciso ter, no mínimo, pós-graduação na área, há instituições que definem como critérios para contratação um mestrado no currículo.


Existem alguns cursos que oferecem a opção de cursar as duas habilitações juntas, como por exemplo, o curso de letras. A pessoa sai bacharel para exercer as funções, e também pode lecionar aulas. Porém, isso varia dependendo a instituição.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.