CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

A didática

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tamanho do texto: A A

A didática geralmente estuda normas e técnicas do ensino em geral
A didática geralmente estuda normas e técnicas do ensino em geral
O termo didática significa em sua essência a arte de ensinar (Didática Magna de 1657). Tradicionalmente a didática funcionava com um manual com técnicas e métodos de ensino e como os professores e educadores deveriam se portar em sala de aula. Dentro dessa tradição, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas.

Com o desenvolvimento dos estudos em relação à didática, os conhecimentos da área são ampliados. Os paradigmas educacionais, a formação dos professores, o objetivo do ensino e o papel do professor se modificam ao longo tempo e se transformaram em um instrumento de vínculo entre o professor e aluno.

Como um dos ramos da Pedagogia, a didática é fundamental como disciplina em cursos que formam professores para o mercado de trabalho.

Aplicada diretamente na escola, os conhecimentos produzidos pela didática tem o papel de elucidar problemas do cotidiano escolar como: qual a influencia dos governos e da sociedade nas escolas, como motivar os alunos, como fazer um processo de avaliação justo e coerente e como a criança e o adolescente aprendem.

As teorias didáticas devem englobar e articular dimensões como humana, técnica, econômica e política e social. Dando aos professores, educadores e equipe escolar pesquisas e conhecimentos produzidos e incentivando-os a buscar por soluções de problemas que afetam o desenvolvimento de suas atividades.

A didática geralmente estuda normas e técnicas do ensino em geral e para qualquer tipo de aluno, sendo denominada como didática geral. Quando ela se foca em uma determinada disciplina ou faixa de escolaridade analisando seus problemas e dificuldades e apresentando soluções, a didática é denominada como especial.

Existe a didática especial de línguas ( inglês, espanhol, francês, etc.), a Didática especial em ciências ( física, química, etc.) e assim sucessivamente nas áreas de ensino.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.