CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Cultura popular nordestina

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tamanho do texto: A A

A cultura nordestina se destaca por se uma das mais diferentes do Brasil
A cultura nordestina se destaca por se uma das mais diferentes do Brasil
Que o Brasil possui uma das maiores diversidades culturais, isto não resta dúvida. Porém é no nordeste do país que se destaca, devido a sua cultura rica herdada dos africanos, indígenas e europeus. E também concentra o maior número de estados do Brasil, sendo nove no total: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, DF de Fernando de Noronha, Arquipélago de São Pedro e São Paulo e Rio Grande do Norte.

Assim como todo o restante do país possui suas próprias gírias, folclore e músicas. A sua cultura atinge todo o Brasil e até o restante do planeta. A sua culinária é um dos maiores atrativos, lembrada pela sua grande diversidade de sabores e por serem passadas por gerações e gerações. Outro aspecto que chama atenção sobre a cultura nordestina são os seus costumes e músicas

Religião
O catolicismo é a religião que mais predomina no nordeste, ainda possui fiéis que são considerados santos, mesmo sem o reconhecimento do Vaticano. Alguns exemplos como Irmão Dulce, Maria de Araújo, Padre Cícero entre outros. A Bahia é o local com maiores adeptos do candomblé, uma religião muito apreciada pela menção à Iemanjá.

Carnaval

Uma das maiores festividades do mundo o Carnaval Nordestino é ponto de encontro de pessoas do mundo todo. Com encontros de grandes bandas e grupos de axé em trios elétricos movendo um grande número de pessoas. Salvador – BA, é onde se encontra o maior carnaval do mundo. Tendo festividades por vários dias. Em Olinda – PE existe a famosa festa com os bonecos de Olinda. Assim como o grande baile de máscara, tradicional em Recife, que é celebrado desde o início do século XX, sendo uma festividade tradicional no carnaval local.

Música
Grandes artistas de renome internacional são de origem nordestina. Exemplos como: Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Raul Seixas que marcaram história na Música Popular Brasileira, possuindo enorme respeito por outros artistas devido ao seu grande legado musical destinado a todo o Brasil.

Festa Junina
Mesmo sendo comemoradas em todo o Brasil, é na região Nordeste que esta festa ganha uma grande expressão. Celebrada no mês de Junho as festas fazem homenagens a três santos católicos. São João, São Pedro e Santo Antônio. As tradições fazem parte das comemorações. Com fogueiras que servem como destaque para a famosa dança de quadrilha, e os balões, cada vez mais raros devido as leis que proíbem tal prática, devido aos riscos de incêndio. Em outras regiões do Brasil é como a realização de quermesses, que são festas realizadas em igrejas, empresas e colégios, onde possuem barraquinhas onde são vendidas comidas típicas, jogos e danças de quadrilha.

Bumba-meu-boi
Como forma de protesto sobre a situação que os índios e negros se encontravam surgiu a dança folclórica do bumba-meu-boi. Criada no século XVIII o bumba-meu-boi utiliza elementos das culturas europeia, indígena e africana. É uma dança que mistura teatro com elementos tradicionais da Espanha e Portugal, com apresentações de peças religiosas nascidas da batalha da Igreja contra o paganismo. Este costume foi intensificado pelos jesuítas utilizando pequenas representações com o intuito de evangelizar índios, negros e os próprios portugueses. O bumba-meu-boi convenciona elementos de drama, sátira, comédia e tragédia arriscando evidenciar a fragilidade do homem e a energia de um boi.

Humor

No quesito humor, pode-se dizer que a grande maioria é de origem nordestina. Difícil não se esquecer de Chico Anysio, com o um número enorme de personagens, sendo até citado no Livro dos Recordes (Guinness Book). Assim como Renato Aragão conhecido como líder dos Trapalhões, Tom Cavalcante, Tiririca entre muitos outros que fazem sucesso no teatro e televisão de todo o Brasil.

Literatura
Grandes nomes da literatura são também de origem nordestina. Como Clarice Lispector, famosa até hoje pelos eternos contos e romances publicados, Jorge amado autor do famoso romance “Tieta do Agreste”, Ariano Suassuna com destaque para o “Auto da Compadecida” se destacaram pelo seu grande talento.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.