CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Pré-requisitos para a aquisição da leitura e da escrita

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 25 de abril de 2013

Tamanho do texto: A A

O professor deve preparar a criança antes de expô-la a atividades gráficas
O professor deve preparar a criança antes de expô-la a atividades gráficas
Quando se fala das dificuldades de leitura e escrita, e especialmente do processo da alfabetização é muito importante que sejam questionadas as condições das crianças que o inicia, verificando se ela já adquiriu suficiente desenvolvimento físico, intelectual e emocional, bem como todas as habilidades e funções necessárias para aprender.

Ao professor cabe a responsabilidade de, através de situações concretas envolvendo objetos e o próprio corpo do aluno, com atividades motoras, preparar a criança antes de expô-la a atividades gráficas.

A prontidão para aprender é considerada um nível suficiente de preparação para iniciar uma aprendizagem, ou capacidade específica para realizar determinada tarefa; as diferenças individuais seriam, na realidade, diferenças na prontidão para aprender. Segundo Poppovic e Moraes (1966, p.5) “prontidão para a alfabetização significa um nível suficiente, sob determinados aspectos, para iniciar o processo da função simbólica, que é a leitura e sua transposição gráfica, que é a escrita”.

Portanto, o preparo para iniciar a leitura e a escrita depende de uma complexa integração dos processos neurológicos e de uma harmoniosa evolução de habilidades básicas, como percepção, esquema corporal, lateralidade, etc.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.