CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Matemática: Sugestão de Atividade Lúdica

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Brincadeiras contendo as operações
Brincadeiras contendo as operações

As dinâmicas em sala de aula utilizando matemática contribuem para a aproximação dos alunos e maior interesse pela disciplina.

Atividades propostas:
- A criação de brincadeiras contendo as operações, usando os próprios alunos para representarem os números;

- Contar história com os nomes das personagens com nome de numeral e sendo interpretada por alunos

-Fazer charadas com as operações

- Fazer jogos de raciocínio lógico

- Fazer bingo somente com a operação multiplicação

-Fazer bingo utilizando a subtração com direito à premiação do 1º ao 3º lugar.

- Criação de momento de reflexão, sobre qual a importância e utilidade da matemática no cotidiano.

Diante dessas atividades lúdicas, é possível interagir na aula para que todos os alunos tornem-se participativos, a matemática nos cerca diariamente e precisamos dela o todo instante para nossa sobrevivência.

Deve-se respeitar o conhecimento e aprendizado individual, pois cada um é um ser diferente do outro, cada um sabe um pouco, e cada um aprende com sua forma e ritmo.

O uso de textos matemáticos em sala de aula tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da habilidade de “ler”, de compreender as informações nos textos e adquirir conhecimentos a partir desta leitura, especificamente, construir a capacidade de leitura e compreensão em matemática, de expressar de forma organizada o raciocínio e traçar estratégias de solução de problemas.





CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.