artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

A construção da identidade na Educação Infantil

por: Colunista Portal - Educação

 

  *Alexsandro Rosa Soares



Resumo: Este artigo tem como objetivo propor uma discussão sobre a construção da identidade da criança desde a gestão do bebê no ventre materno à Educação Infantil e processos educacionais posteriores.


Palavras-chave: Educação Infantil, Identidade, cultura.


Uma criança não é uma criança para ser pequena,
 mas para tornar-se adulta.
CLAPARÈDE, p.30,2004



Venho com este artigo propor uma discussão precisa sobre a indagação de quando se inicia a construção da identidade social do indivíduo, bem como da importância de todos os participantes nesse processo de desenvolvimento sócio-cultural.
É inegável que os seres humanos são desde o nascimento, condicionados e influenciados por modelos e exemplos de outros seres humanos que os rodeiam. Também é indiscutível que a formação do adulto íntegro, descente e humano nasce juntamente com o feto na barriga da mãe. Saber identificar suas preferências, reconhecer seus limites, conhecer-se, são ações que se iniciam desde quando nascemos e têm o seu término no final de nossas vidas, são influenciadas pela sociedade e a cultura das quais participamos.


Toda conduta é ditada por um interesse;
toda ação consiste em atingir o objetivo que é
mais urgente naquele momento determinado.
CLAPARÈDE, p.32,2004



A escola tem um papel de fundamental importância na construção da identidade autônoma de cada criança que passa por seus bancos escolares, principalmente na creche, onde temos crianças com a faixa etária de até 3 anos de idade, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado.
É importante reconhecer o trabalho desenvolvido pelos educadores que trabalham com crianças na creche, numa faixa etária de até 3 anos, pois é através deles que ocorre a estimulação para a longa caminhada de construção da identidade. Em contrapartida também é válido lembrar das possibilidades de traumas e exemplos negativos que esse mesmo facilitador pode cometer.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos.
Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula.
É imprescindível que o educador atuante na fase inicial do processo de construção da identidade promova situações onde a criança reconheça suas particularidades e interaja com outras crianças, seja qual for a faixa etária.
Enfim, é muito importante considerar que enquanto educadores, somos sim responsáveis pelos seres humanos que teremos em nossa sociedade num futuro não tão longínquo e mais do que isso, somos responsáveis pelo futuro deste país já tão massacrado.



REFERÊNCIAS

CLAPARÈDE. Édouard, in FERRARI. Márcio. Um pioneiro da psicologia das crianças. Revista Nova Escola, ed. Novembro/2004.





*Graduando em Letras, pelas Faculdades Integradas Padre Humberto,
Graduado em Licenciatura Plena em Ensino Fundamental de 1ª à 4ª Séries,
pelo Instituto Superior de Educação de Itaperuna,
autor de diversos artigos relativos à Educação,
atualmente é Sub-secretário das Faculdades Integradas Padre Humberto em Itaperuna interior do Rio de Janeiro.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Educação e Pedagogia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!