artigo

quinta-feira, 22 de novembro de 2012 - 22:44

Tamanho do texto: A A

Projeto Dia da Vovó na Escola

por: Miriam de Jesus Silva

Vovó Linda
Vovó Linda
Tema: dia da vovó na escola.

Período: de( 2 semanas)

Público alvo: alunos do jardim 2 professoras

Faixa etária: 4 a 5 anos

Justificativa
Na Educação Infantil é importante que a criança compreenda a sua origem, a ordem cronológica dos fatos e a importância da sua família.

É necessário que a criança encontre um ambiente acolhedor onde se sinta amada e querida por todos , onde possa experienciar várias situações diferentes, dentre elas receitas deliciosas, culturas, hábitos e costumes diversos. Que aprenda a ter bons modos e internalize valores morais, éticos e sociais e de respeito com os mais idosos percebendo que família e escola trabalham em parceria para o seu desenvolvimento. Em razão disso ninguém melhor que a querida vovó para ajudar a construir esse processo com suas experiências e suas guloseimas deliciosas.

O dia da vovó na escola não se resume em um só dia, mas em 2 semanas de atividades lúdicas e sistematizadas que terão sua culminância no dia de interação com a vovó na escola. Durante estas duas semanas trabalharemos a história de Chapeuzinho Vermelho levando doces para sua querida vovó, como ponto de partida de todo esse processo. A riqueza dessa história nos permitirá aprofundar no mundo da linguagem oral e escrita, lógico matemática, natureza e sociedade, artes, movimento, valores e virtudes, e temas transversais que também fazem parte da proposta curricular da Educação Infantil.

Objetivos Gerais:
• Promover e construir aprendizagem significativa pessoal, social e de conhecimento de mundo, além da formação da identidade e autonomia das crianças.

Específicos:
• A criança se reconhecer como sujeito da história;
• Interagir com outros momentos históricos e estabelecer comparações;
• Vivenciar práticas cotidianas do mundo social;
• Brincar, cantar, imaginar, fantasiar, dramatizar, desejar, a partir de situações concretas;
• Conhecer e aprender sobre variações textuais da linguagem escrita;
• Explorar atividades de alfabetização e letramento;
• Narrar, descrever, questionar, resolver situações problemas e construir sentidos sobre a natureza, a sociedade, a escola e a família;
• Internalizar valores morais, éticos e sentimentais da relação humana;
• Manifestar sua compreensão por meio de expressões artísticas;


CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Miriam de Jesus Silva

Professora Míriam de Jesus Silva, Pedagoga e Especialista em Educação Infantil. 20 anos em sala de aula - sendo que 8 anos Ed.Infantil e 1º ano - Ensino Fundamental de 9 anos. email - miriamgoga73@gmail.com

Educação e Pedagogia