A Eficácia do Lúdico Como Método de Ensino na Educação Infantil?


Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações
Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações

Atividades lúdicas são indispensáveis para uma boa prática pedagógica é um elemento de inteiração social e propagação da cultural. São de fundamental importância e indispensáveis para o desenvolvimento e amadurecimento psicólogo, social e cultural de uma criança. Assim, o educador deve estar preocupado em buscar caminhos para:
Inclusão de projetos de Entretenimento, de jogos lúdicos, nas aulas das crianças da educação infantil.

Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa determinada idade?

De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico?
Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no campo técnico brincadeiras e jogos, para as crianças aprenderem de uma forma mais inovadora?

Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e frequência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, a Educação Infantil destaca-se a interação com os diversos aspectos da cultura como eixo estruturante da aprendizagem nesse segmento escolar.

Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado sério, o problema é a forma pela qual ela interage com as crianças. O fato de apresentar-se séria não quer dizer que ela deva ser rigorosa e castradora, mas que ela consiga penetrar no mundo infantil para a partir daí, poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo intelectual.

É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é apenas prazeroso em si mesmo. Muitos projetos, tantas teorias, busca por uma metodologia melhor e mais adequada, umas que são criadas e outras que são renovadas e mesmo assim os professores continuam insatisfeitos com os resultados e os alunos não se sentem atraídos pela aprendizagem.

A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da pratica no cotidiano.

Brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, assim como da capacidade e habilidade em perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro. Esse processo tem início desde o nascimento, com o bebê aprendendo a brincar com a própria mãozinha e, mais adiante, com a mãe.

Artigo por José Rogério da Silva - domingo, 11 de novembro de 2012.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


colunista

José Rogério da Silva

José Rogério da Silva

Eu sou o José Rogério da Silva, 33 anos, moro em Piancó - PB. Sou comerciante, e professor substituto nas matérias de Filosofia e Sociologia. Comecei estudar um pouco tarde tanto é que apenas aos 16 anos de idade fui alfabetizado, hoje sou aluno do curso de pedagogia da UFPB - VIRTUAL. Eu, que já gostava da área educacional, ao engessar neste curso me apaixonei de vez!


Portal Educação

PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130