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A Eficácia do Lúdico Como Método de Ensino na Educação Infantil?

Artigo por José Rogério da Silva - domingo, 11 de novembro de 2012

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Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações
Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações

Atividades lúdicas são indispensáveis para uma boa prática pedagógica é um elemento de inteiração social e propagação da cultural. São de fundamental importância e indispensáveis para o desenvolvimento e amadurecimento psicólogo, social e cultural de uma criança. Assim, o educador deve estar preocupado em buscar caminhos para:
Inclusão de projetos de Entretenimento, de jogos lúdicos, nas aulas das crianças da educação infantil.

Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa determinada idade?

De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico?
Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no campo técnico brincadeiras e jogos, para as crianças aprenderem de uma forma mais inovadora?

Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e frequência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, a Educação Infantil destaca-se a interação com os diversos aspectos da cultura como eixo estruturante da aprendizagem nesse segmento escolar.

Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado sério, o problema é a forma pela qual ela interage com as crianças. O fato de apresentar-se séria não quer dizer que ela deva ser rigorosa e castradora, mas que ela consiga penetrar no mundo infantil para a partir daí, poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo intelectual.

É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é apenas prazeroso em si mesmo. Muitos projetos, tantas teorias, busca por uma metodologia melhor e mais adequada, umas que são criadas e outras que são renovadas e mesmo assim os professores continuam insatisfeitos com os resultados e os alunos não se sentem atraídos pela aprendizagem.

A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da pratica no cotidiano.

Brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, assim como da capacidade e habilidade em perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro. Esse processo tem início desde o nascimento, com o bebê aprendendo a brincar com a própria mãozinha e, mais adiante, com a mãe.

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colunista

José Rogério da Silva

Eu sou o José Rogério da Silva, 33 anos, moro em Piancó - PB. Sou comerciante, e professor substituto nas matérias de Filosofia e Sociologia. Comecei estudar um pouco tarde tanto é que apenas aos 16 anos de idade fui alfabetizado, hoje sou aluno do curso de pedagogia da UFPB - VIRTUAL. Eu, que já gostava da área educacional, ao engessar neste curso me apaixonei de vez!