CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

O vocabulário da libras

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tamanho do texto: A A

O vocabulário da libras
O vocabulário da libras
O léxico pode ser definido ‘grosso modo’ como o conjunto de palavras de uma língua. No caso da LIBRAS, as palavras ou itens lexicais são os sinais. Pensa-se frequentemente que as palavras ou sinais de uma língua de sinais são constituídos a partir do alfabeto manual.

Entretanto, não é este o caso. A soletração manual das letras de uma palavra em português é a mera transposição para o espaço, por meio das mãos, dos grafemas da palavra da língua oral.

 Os nomes próprios, em LIBRAS, são diferentes. Assim, quando uma pessoa quer apresentar alguém a alguém, primeiro soletrará seu nome em português e, se ele tiver um nome em LIBRAS, este será articulado em seguida.

Se não existir sinal ou palavra em libras, a soletração de uma palavra em português, como “chopp”, nesse caso, é a palavra escrita do português que será transposta para o espaço por meio da soletração manual. É necessário soletrar uma palavra em português para cujo conceito há um sinal em LIBRAS o qual não é conhecido por um dos usuários, em geral um ouvinte.

Ou então, uma pessoa pode soletrar C-E-R-T-O para mostrar a outra como se escreve esta palavra em português. Nesse caso, a soletração manual é um meio de verificação, questionamento ou veiculação da ortografia de uma palavra em português. As palavras, em português, são formadas pela justaposição linear de seus componentes ou unidades mínimas distintas.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.