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segunda-feira, 21 de maio de 2012 - 17:06

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Reunião de Pais e Mestres

por: Colunista Portal - Educação

A equipe pedagógica deve dialogar com a família
A equipe pedagógica deve dialogar com a família
A reunião de pais e mestres não é o único instrumento de compartilhamento de informações entre a família e a escola, mas é um dos mais importantes e proveitosos na medida em que os pais se aprimoram como educadores dos filhos, dividindo com os professores e com outros pais, as dificuldades, desafios e soluções da educação.
É no corpo do Projeto Político Pedagógico da escola que se estrutura a significância das reuniões de pais, pois a presença de um trabalho mais amplo demonstra o interesse da escola em aplicar não somente o conteúdo do currículo formal, mas também assumir uma parceria na educação das crianças.

A equipe pedagógica da escola deve trocar experiências com a família, estabelecendo um objetivo comum, em casa e na escola, na formação de indivíduos melhores para a sociedade. Para isso, é fundamental a parceria entre pais e escola, estreitando relações por intermédio de bilhetes enviados para casa explicando as tarefas solicitadas aos alunos. Quando convidados para uma reunião, os pais devem sentir prazer em participar, gerado pela empatia que deixa clara a importância da participação e da cumplicidade no processo educativo.

Desenvolver atividades que os filhos apresentem aos pais durante a reunião é uma boa estratégia para atrai-los à escola. Preferencialmente, as reuniões devem acontecer no período noturno, ser sucintas, com pauta clara, que explicite os assuntos que serão abordados, enviadas às famílias com antecedência, o que prepara os pais para o que o professor quer realmente conversar com eles.

É importante que os pais entendam que ir à reunião fará com que eles ouçam o que outros pais passam, elevando a reunião a um espaço de convívio, em que serão tratados assuntos comuns a todos. Um processo interessante e que deu certo em algumas escolas foi solicitar aos pais assuntos para a pauta das reuniões, pois eles se sentiram valorizados e escutados.

O CoorPed pode servir como mediador entre pais e professores, com quem tem intimidade e proximidade maior, dando espaço para os pais falarem ou até criticarem as posturas da escola de uma forma mais individualizada. Os pais se sentem atraídos para a escola quando percebem que têm voz ativa, que são ouvidos pela equipe e que há retorno para as dicas e queixas deles. Quando percebem que são corresponsáveis pela educação dos seus filhos, quando acham que a escola não vai bem, precisam ajudar a melhorá-la, e a reunião pode ser fundamental para essa atitude.
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