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Psicopedagogia

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 20 de outubro de 2010

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Estudo dos processos que envolvem a aprendizagem humana
Estudo dos processos que envolvem a aprendizagem humana
A Psicopedagogia tem como objetivo central o estudo dos processos que envolvem a aprendizagem humana e suas dificuldades, tendo um caráter preventivo e terapêutico. Ao trabalhar com prevenção o psicopedagogo pode atuar não somente na escola, mas também com a família e toda a comunidade, de modo a oferecer orientações sobre as características do Desenvolvimento Humano nas diferentes fases, para que possam compreender e entender suas características evitando cobranças e atitudes que não são próprias da idade. Na atuação terapêutica o psicopedagogo irá identificar, analisar, planejar e intervir através do diagnóstico psicopedagógico e do tratamento (SAMPAIO, 2010).


Segundo Bossa (2000 apud Nunes, 2004) as primeiras situações que envolveram o atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem se deu na França no século XIX, onde o atendimento era feito por médicos, psicólogos, psicanalistas e psicopedagogos. A partir daí com o sucesso nestes atendimentos a prática se espalhou por diferentes países ao redor do mundo. Na Argentina se tornou uma prática muito comum e fazia parte dos atendimentos e atividades rotineiras sendo desenvolvida nas redes públicas de ensino.


Ainda de acordo com este autor a Psicopedagogia no Brasil surge sob forte influencia da Argentina, devido à proximidade entre os dois países e a presença de psicólogos argentinos ministrando cursos e desenvolvendo atividades em nosso país. No Brasil os primeiros cursos e experiências psicopedagógicas surgiram aproximadamente na década de 70, e em 19780 foi criada a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). A ABPp tem sua sede em São Paulo, mais treze sessões em diferentes estados brasileiros e dez núcleos regionais. O grande desafio desta Associação é ver concluído o processo de regulamentação da profissão para que possa ampliar seu espaço de atendimento.


Para Nunes (2004) o conceito desta ciência sofreu alterações no decorrer dos anos e se tornou mais avançado ao considerar seu objeto de estudo o processo de aprendizagem e todas as suas variáveis. Seu objetivo passou a ser a investigação da causa das dificuldades, seus significados para a criança e para a família, sua modalidade de aprendizagem e as reais possibilidades de aprender.

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