CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Como a psicologia pode ajudar na escola

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Tamanho do texto: A A

   
Rosemar Prota
Psicóloga



As crianças estão em constante evolução. Esta se dá através da relação dos pequenos com a família e com a escola. É através dos órgãos dos sentidos - visão, paladar, tato, olfato e audição - que a criança percebe e se relaciona com o mundo. É assim que ela age sobre o mundo; esta ação se transforma na medida em que ela controla e entende mais seu próprio corpo. Esse é o processo de aprendizagem, que leva a uma mudança do comportamento infantil para integrar cada vez mais a criança em seu meio social (lar e escola).

Quando a criança começa a estudar, ela já sabe falar. A fala é adquirida naturalmente, geralmente no ambiente familiar. A psicologia ajuda pais e filhos a compreenderem melhor de que forma as crianças adquirem conhecimento, de que forma interagem com seus colegas de classe durante as aulas e na hora do intervalo, e qual a importância destes fatores para o desenvolvimento infantil. A psicologia visa o desenvolvimento pleno da criança em sua relação com a família e com a escola.

A aprendizagem é um processo ativo em que a criança se relaciona com o que ela está aprendendo e assim vai descobrindo o mundo e construindo a sua própria identidade. Sendo assim, a psicologia pode ajudar pais e filhos a conhecerem melhor as estratégias de aprendizagem e os hábitos de estudo infantil. Isto ajuda a melhorar o aprendizado dos alunos, eliminando justamente as dificuldades de aprendizagem.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.