artigo

terça-feira, 18 de dezembro de 2012 - 08:57

Tamanho do texto: A A

A Importância da Atividade Física na Liberação de Hormônios

por: Karina Romera de Carvalho

Atividade Física melhora a qualidade de vida
Atividade Física melhora a qualidade de vida
A atividade física ajuda a regular as substâncias no cérebro, como por exemplo, a endorfina, que são responsáveis pela sensação de bem estar. A endorfina alivia as dores, relaxa o organismo, há estudos que dizem que até podem curar doenças. É o hormônio do prazer.

Melhora a memória, o bom humor, aumenta a resistência, aumenta a disposição física e mental, melhora o sistema imunológico, tem efeito antienvelhecimento e melhora a concentração. Ajuda também nos casos de depressão e ansiedade, diminuindo também o estresse e a tensão corporal. Além disso, praticar exercício físico ajuda a fortalecer os músculos e a resistência muscular, regula o intestino, baixa o colesterol, ajuda a diminuir dores crônicas, queimam calorias ajudando a perder peso, melhora a autoestima, melhora a flexibilidade, a elasticidade, a postura, ajuda a controlar a pressão sanguínea, diminui o risco de doenças. Entre muitos outros benefícios.

Outros hormônios citados em pesquisas que são liberados e só fazem bem ao organismo são: insulina, glucagon, GH (hormônio do crescimento), leptina e grelina. Acredito que o mais importante é que se descubra qual atividade física que dá mais prazer. Pode ser dança (existem diversas), hidroginástica, musculação, caminhada, balé, sapateado, vôlei, basquete, handebol, entre inúmeros outros.

É importante ser praticada em qualquer fase da vida: quando criança, adolescência, adulta e na terceira idade.

Para iniciar um exercício é necessário que seja acompanhado por um profissional da área, pois muitas vezes vai ser preciso fazer adaptações à necessidade da pessoa. É importante que faça alongamento antes e depois de praticá-lo.

E que seja ingerido bastante líquido. Antes de iniciar qualquer atividade consulte um médico (cardiologista), só ele pode avaliar se você no momento está apto a praticar alguma atividade física / esporte, solicitar exames e também poderá ajudar a avaliar quais seriam os mais interessantes de acordo com as suas necessidades. Proporcione saúde, faça exercícios!
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Karina Romera de Carvalho

Psicoterapeuta Transpessoal, trabalha também com Florais, Cromoterapia, Pedras, Reiki, formada em Adm. de Empresas, com Pós-Grad. em Gestão de Pessoas, participou de disciplinas de Psicologia na UNICAMP, adepta ao EAD faz diversos cursos na área de Psicologia e é autora do livro infantil Perdidos na Floresta Amazônica (www.perdidosnaflorestamazonica). karinaromeracarvalho@gmail.com

Psicologia