artigo

quarta-feira, 17 de outubro de 2012 - 16:04

Tamanho do texto: A A

Timidez e Psicanálise

por: Denise Marcon

A timidez é uma condição humana e não uma patologia.
A timidez é uma condição humana e não uma patologia.
A psicanálise por meio de sua teoria busca explicar algumas questões importantes sobre a formação da personalidade baseada nos estudos e pesquisas de diferentes teóricos psicanalíticos.

Todos nós somos dotados de uma personalidade que nos dá características únicas, sobre nossa maneira de ser, se comportar e agir diante dos fatos. Algumas características são comumente observadas e fazem parte do comentário de quem nos rodeia. A timidez é uma delas.

É importante deixar claro que a timidez não é um estado patológico. Axia (2003) considera que não é uma doença que precisa ser tratada e curada. A timidez é uma condição humana, é um aspecto vulnerável, frágil e precioso dos humanos.

Ser tímido significa experimentar uma forte sensação de medo quando o fato for interagir com outras pessoas, principalmente pessoas que não conhece. O principal problema da pessoa tímida é que essa forte sensação de medo não pode ser simplesmente ignorada ou deixada de lado. Este medo tem raiz na consciência e provoca uma penosa percepção de si, justamente quando a pessoa gostaria de prestar o mínimo de atenção em si mesma e a seus movimentos anteriores. Queria não ficar vermelho, queria não ter mãos umedecidas pelo suor, queria que sua voz não se tornasse um balbucio, mas acima de tudo, queria não perceber tudo isso. No entanto a pessoa tímida está presa a um eu que sofre uma reação emotiva desagradável.

Referências bibliográficas.
AXIA, Giovanna. Timidez: Um Dote Precioso do Patrimônio Genético Humano. São Paulo: Loyola, 2003.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Denise Marcon

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005) e Pós-Graduação em Psicologia Organizacionaol pela UNIDERP/Anhanguera. Atualmente é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área da psicologia social e organizacional.

Psicologia