CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Anel de Formatura de Gestão Pública

Artigo por Ana Claudia de Micheli Farias - sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Tamanho do texto: A A

Anel de Safira Azul
Anel de Safira Azul
Anéis são usados há muito tempo, os reis medievais utilizavam anéis no lugar da coroa em seu dia - a – dia, já os casais usam o anel como símbolo de união de um compromisso. O anel de formatura por sua vez, representa a passagem para uma determinada área de conhecimento, é uma forma de oficializar a formação de alguém. Um dos primeiros registros de anéis em cerimônias de formatura acorreu em 1835 na formatura de um grupo de alunos da academia militar tradicional de West Point nos Estados Unidos, eles encontraram uma forma de marcar e identificar à turma na qual faziam parte, além da amizade a superação em comum entre os formandos era algo que merecia ser simbolizado.

Depois dessa turma eles institucionalizaram o anel de formatura como parte da tradição, novas formas e modelos foram sendo criados com o passar do tempo, assim como novas cores foram surgindo e sendo classificadas de acordo com o curso.

No Brasil, além de um presente tradicional dado pelos pais como forma de reconhecimento, o anel de formatura é uma forma de simbolizar o esforço do formando, através da cor da pedra podemos definir o curso e o emblema da área de formação do aluno.

Pelas cores podemos classificar a profissão e todas estão também relacionadas à maneira como o Ocidente define o significado de cada pedra. Em geral as carreiras tradicionais são as que mais utilizam os anéis de formatura, alguns já consideram essa tradição ultrapassada e até mesmo cafona.

Podemos dizer que os cursos na área de gestão em geral utilizam como pedra a safira azul, dessa forma podemos utilizar a safira azul em uma formatura do Curso de Gestão Pública por exemplo. Independente da tradição, não deixe de comemorar uma nova conquista. Com ou sem símbolo devemos dividir com as pessoas que amamos nossas vitórias.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Ana Claudia de Micheli Farias

Administradora de Empresas, pós-graduanda em MBA Gestão de Pessoas e Metodologia e Gestão em Educação à Distância. Atualmente atuo como Gestora de Ensino à Distância na Empresa Portal Educação.