Neurônio: estrutura e funções

Neurônio: estrutura e funções
VETERINARIA

O sistema nervoso possui dois tipos celulares: a célula da neuroglia (ou células da glia) que conferem a estrutura ao SN e os neurônios que são as unidades funcionais do SN. A quantidade de neurônios existentes em um SN é imensa, para se ter uma ideia, existem muito mais neurônios em um SN que pessoas no Planeta.

Algumas características únicas dessas células nervosas:

• Capacidade de gerar e conduzir impulsos ( potenciais de ação ) Não mantém funções reprodutivas;
• Não possuem ribossomos, por isso não sintetizam proteínas. As proteínas são sintetizadas no corpo celular.

Um neurônio tem quatro regiões morfológicas bem definidas: dendritos, corpo celular, axônio e terminais pré-sinápticos.

O corpo celular contém núcleo, retículo endoplasmático, aparelho de golgi e mitocôndrias. Sintetiza moléculas essenciais para manutenção do neurônio.

Os dendritos são uma extensão do citoplasma ou ramificações do corpo celular. É o principal mecanismo receptivo do neurônio e de emissão de impulsos a neurônio vizinhos.

O axônio é um processo tubular longo, com mais de um metro em grandes mamíferos, e transmite um impulso elétrico (potencial de ação) do corpo celular até as terminações do axônio (terminais pré-sinápticos).

Os terminais pré-sinápticos são o ponto de contato com a célula adjacente, que pode ser outro neurônio ou uma célula muscular. Este local é denominado sinapse e o espaço entre os terminais pré-sinápticos e a célula subjacente (pós-sináptica), denominado fenda sináptica.

Os axônios da maioria dos neurônios, tanto no sistema nervoso central quanto no periférico, são envoltos por uma camada lipídica isolante chamada bainha de mielina, formada por células de Schwann, que são células da glia especializadas que se enrolam no axônio. Essa bainha é interrompida em intervalos regulares pelos nodos de Ranvier. Estas estruturas conferem uma maior velocidade de condução de impulsos nervosos, pode-se dizer que os impulsos saltam de um nodo de Ranvier a outro.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Fisiologia Animal. Conheça nosso portfólio de cursos na área do Veterinária.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER