Saúde mental e assédio moral no trabalho

Saúde mental e assédio moral no trabalho
PSICOLOGIA
É caracterizado como assédio moral quando o trabalhador é exposto a situações constrangedoras e humilhantes de modo que sejam prolongadas e repetitivas durante o ambiente de trabalho e no exercício das suas atribuições. É algo muito corriqueiro em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, onde são predominantes afinidades negativas, antiéticas, desumanas e de extensa duração.

Este não é um tema novo, porém, mesmo com o grande conhecimento a respeito desta situação, ainda existem muitos casos de assédio moral nas empresas de todo o país e do mundo, de modo que existem campanhas que auxiliam todos os trabalhadores, a saber, compreender se está sendo assediado moralmente e como buscar o seu direito. Porém, também é importante debatermos sobre a saúde mental de indivíduos que passam por este problema.

Esta humilhação, de longa duração prejudica e muito a vida do indivíduo de modo direto, de tal maneira que compromete a sua dignidade, a sua identidade e as relações afetivas sociais, podendo ocasionar em problemas irreversíveis. Por ser um ato de repetição, o indivíduo assediado pode apresentar problemas à sua saúde física e mental, não somente pela pessoa assediada, mas como também das pessoas que testemunham este tipo de agressão.

A pessoa que passa por este tipo de humilhação, pode desencadear problemas que jamais seriam apresentados por ela, tais como ideologias suicidas, visto que ele procurará esta opção para se “livrar” dos problemas viventes no trabalho. Tudo isso ocorre por um stress intenso e uma possível depressão, sendo esta uma tristeza patológica que a pessoa sente pela constante humilhação.

O que por sua vez trás problemas sérios para a sua saúde física, pois a mesma se debilita de forma progressiva se não procura atendimento médico especializado, e quando procura necessita de observação e terapia constante. Por isso além de buscar os direitos legais, a pessoa que sofreu assédio moral deve procurar ajuda médica o quanto antes, para que seja avaliada se a mesma apresenta problema mental que pode lesá-la intensamente.
Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS