Trabalhando Com O Lúdico Na Alfabetização Matemática

PEDAGOGIA

Há várias formas de classificar o ato brincar. Quando uma brincadeira é aplicada para ser exercida é necessário identificar que tipo de resultado ela ira trazer para o desenvolvimento na aprendizagem.

A brincadeira também é fundamental para o professor avaliar o aluno, pois enquanto o aluno brinca, se diverte e melhora seu raciocínio e aprendizagem, o professor avalia o seu comportamento, o seu desenvolvimento ao raciocino, quebras a cabeça para solucionar algum problema aplicado nos jogos.

A brincadeira quando é aplicada na sala de aula é com objeção de ampliar a imaginação e conhecimento, através da diversão, pois quanto mais o aluno se diverte com jogos educativos, mais possui interesse, autoestima e maior capacidade de aprender.

Na medida em que uma brincadeira é aplicada, o desenvolvimento e a importância do brincar vão despertando interesse e iniciativa para aprender matemática. A brincadeira desperta ao intelecto a alta imaginação, o curioso, a identificação de solucionar um problema matemático, desenvolvendo assim um raciocínio amplo e lógico para a criança, passando a despertar sua atenção e concentração ao exercer os jogos lúdicos aplicados pelo professor.

Pois a aplicação desses jogos são fundamentais para que o aluno possa aprender a utilizar uma dos mais importantes ferramentas no mundo real que é a matemática no mundo real que é a matemática, o sendo assim , aplicada a cada nova ideia existente. E as crianças adequarão conhecimento sobre essa ferramenta através da iniciativa de praticar dos jogos lúdicos matemáticos. Que são jogos que servem para preparado as crianças mentalmente, abrindo cada vez mais os seus olhos para o mundo real em que vivemos.

A matemática na educação tem a função e a capacidade de desempenhar no ser humano uma atividade intelectual altamente sofisticada, mesmo não sendo fácil de defini-la, através de brincadeiras e jogos educativos a matemática torna-se mais fácil e prática para ser compreendida e finalmente praticada no dia a dia dos intelectos.

No caso, a geometria que é representada em várias formas e lugares nos brinquedos, como a bola, que é cem círculo, um castelo que é representado, por um cone o dado que é um quadrado que no caso vem numerado, ajudando também a definir e aprender sobre os números naturais.


Segundo o ouro do texto “o lúdico na aprendizagem.” “É o brinquedo que define o objeto de brincar como suporte para a brincadeira” e não, através desses pensamento ou opinião do outro pode-se observar a importância que possui o brinquedo e os atividades lúdicas para a aprendizagem.

A teoria dessas atividades é beneficiar e facilitar o aprendizado dos educandos para melhor desempenha, compreensão e sucesso na realização dessa a atividades no seu dia a dia.
Já para Smole, um outro autor do texto. “A utilização de jogos no ensino da matemática, quando bem planejado e orientado, auxilia no aprendizagem e no alcance dos objetivos, competências e habilidades”. Ou seja, ele fala da importância do planejamento da atividade que será aplicada, pois uma atividades bem planejada favorecerá no desenvolvimento futuro do aluno, objetivos tão previstos por parte do aluno.

Desta maneira, as atividades se tornarão um avaliador para o professor identificar descrever os dificuldades dos alunos, possibilitando um ensino matemático de qualidade, de forma extrovertido, prazerosa e divertida.

A utilização dessas brincadeiras lúdicas fornecem um resultado excelente em relação aos alunos e a matemática, possibilitando uma visão de que a matemática é mais um simples componente que é possível ser compreendido.

Passando a ser concedida como um recurso fundamental para prática das atividades realizadas no cotidiano.

Luzinete Rodrigues da Silva
Luzinete Rodrigues Pereira Brasileiro, divorciada, 37 anos Rua Coronel Antonio Cavalcante Nº 54 centro- Buíque - PE Telefone: (87) 99994-4470/ E-mail: rluzinete08@gmail.com Formação:Magisteria na Escola Vigário João Inácio Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaru-UVA Especialização em LIBRAS UNICID de São Paulo Pós- Graduação em Educação de Jovens e Adultos - EJA do Campo AESA
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS

;