Sugestões de planos de aula para Educação Infantil com o tema Natal

Sugestões de planos de aula para Educação Infantil com o tema Natal
PEDAGOGIA
Plano de Aula

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )

Observações Gerais: Propomos observar as crianças com olhar apurado, utilizando de vários recursos didáticos lúdicos, verificando o que cada um aprendeu dos conteúdos trabalhados durante o ano para compreendermos os avanços e os déficits que ainda precisam ser revistos com atividades específicas para concluirmos o ano letivo.

*Planejar e ensaiar o Encerramento do Ano Letivo, momento especial em sala de aula com a exposição de trabalhos e apresentação das crianças;

Objetivos:
• Conhecer a história do Nascimento de Jesus;
• Compreender que todas as pessoas têm seu valor independente da classe social a que pertence;
• Conhecer a profissão do pai de Jesus, da mãe de Jesus, como era sua casa e onde e como eles viviam;
• Desenvolver a noção de espaço geográfico;
• Trabalhar as diferenças de nacionalidades;
• Explorar os sons das letras N e J e palavras iniciadas com estas letras;
• Trabalhar a construção da escrita e da leitura;
• Trabalhar o raciocínio lógico matemático;

Jataí, de novembro de 2012 – Segunda- feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com massinha;
*Oração feita por um aluno(a);
*Música de Natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Natureza e Sociedade/Linguagem/ Música/ Ensino Religioso:
*Trazer a maquete para sala de aula e numa roda de conversa contar a história do Nascimento de Jesus;
*Falar que Jesus escolheu uma família pobre, simples e humilde para nascer. O pai de Jesus , São José era carpinteiro e a Mãe de Jesus, Maria além de rezar, gostava de bordar e fazer os serviços do lar;
* Lembrar o lugar onde Jesus nasceu, lugar onde comiam os animais e que se chamava estábulo em Belém na Palestina, parte central da Cisjordânia;(Se possível e na escola tiver, pegar o globo terrestre e explicar;)
*Falar sobre os reis magos Melchior rei da Pérsia, Gaspar rei da Índia e Baltazar rei da Arábia;(mostrar esses lugares também no globo e o nosso Brasil) e que eles seguiam um sinal, a grande estrela. Trouxeram ouro, incenso e mirra como presentes para Jesus;
*A família de Jesus fugia do rei Herodes que queria acabar com Jesus.
* Oralmente estabelecer um diálogo sobre a história, relacionando com o Natal.
*Explicar que o verdadeiro sentido do Natal não são os presentes e o Papai Noel e sim o Nascimento de Jesus Menino , o momento em família e a oração;É muito importante lembrar de fazer uma criança carente mais feliz no Natal.

Lanche
Recreio
Escovação

*Explorar as palavras da história que iniciam com N de Natal e com J de Jesus; Trabalhando com fichas também outras palavras com a mesma inicial:Quantidade de letras, de pedacinhos(sílabas), o som das letras , a leitura coletiva; Depois escrevê-las no caderno tarjado com letra cursiva;

*Orientar atividade para casa “ A casa da família de Jesus”.

Momento de descontração – À critério de cada professora.

Jataí, de novembro de 2012 – Terça - feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com letras em cima das mesinhas que formam palavras que estamos estudando: JOSÉ, JESUS, JERUZALÉM, NATAL, NAZARÉ;
*Oração feita por um aluno(a);
*Música de Natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Linguagem/Matemática e Natureza e Sociedade:
* Explicar que José e Maria viajavam num burrinho para Belém. Distribuir palitos de picolé e desenvolver probleminhas orais de adição e subtração com o burrinho da história a critério da professora;

Lanche
Recreio
Escovação
*Convidar as crianças para o pátio da escola e orientar a dramatização do nascimento de Jesus;

*Orientar a atividade Para Casa Trabalhando Palavrinhas;

*Momento de descontração – À critério de cada professora.

Jataí, 21 de novembro de 2012 – Quarta - feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com livros literários sobre a mesinha;
*Oração feita por um aluno(a);
*Música de natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Linguagem/ Artes e Matemática:
*Distribuir quadradinhos 5x5 cm em cores variadas de papel filipinho separando a turma em grupo pelas cores: AMARELO, AZUL, VERMELHO, VERDE; Depois orientar que cada criança escreva o seu nome no quadradinho e depois forme os grupos com as crianças da mesma cor; Cada criança de cada grupo receberá uma ficha com uma palavra. Cada grupo receberá palavras que iniciam com a mesma letra, sendo que uma dessas palavras será um nome de algo do contexto da história de Chapeuzinho Vermelho. Exemplo:
GRUPO AMARELO GRUPO AZUL GRUPO VERMELHO GRUPO VERDE

NATAL JESUS NOME JERICÓ
NAZARÉ JERUSALÉM NADIR JILÓ
NEVE JANELA NUCA JECA
NETO JUCA NELA JARRA
NADA
A partir destas palavras faremos uma competição entre os grupos. Cada criança deverá levantar com sua palavra e falar qual a letra inicial, qual a letra final, quantas letras tem e quantas sílabas ( o grupo poderá ajudar). Depois o grupo deverá ler a palavra e por último a criança deverá escrever a palavra na forma cursiva no quadro. Cada acerto contará ponto para o grupo;

* Assistir ao filme NASCIMENTO DE JESUS;

*Dar continuidade a competição dos grupos.

Lanche
Recreio
Escovação

*Encaminhar atividade “Desenhar a parte que você mais gostou do filme NASCIMENTO DE JESUS;
*Estabelecer um diálogo os pinheiros de Natal, iluminados e enfeitados e com as latas que temos no armário, algodão, um galhinho e enfeites de EVA, ajudar cada aluno construir uma árvore de natal;
*Guardar as árvores para exposição de encerramento;
*Orientar a atividade para casa Milagres de Jesus;

*Momento de descontração – À critério de cada professora.


Jataí, de novembro de 2012 – Quinta - feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com gibis sobre a mesinha;
*Oração feita por um aluno(a);
*Música de natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Linguagem/ Matemática/Natureza e Sociedade:
* Trazer escrito em cartolina com letras grandes a 1ª estrofe da música Noite Feliz.
- Primeiro a professora lê em voz alta, depois faz uma leitura coletiva com a turma.
-Numa conversa informal fazer uma interpretação oral da música questionando as crianças. Exemplo: Por quê falamos Noite Feliz?(depois segundo a criatividade de cada professor);
-Cantar a estrofe com as crianças; E trabalhar os espaços entre as palavras;
- Escolher 2 palavras da música e trabalhar em folha branca, sons das letras inicial e final citando outros exemplos e escrevendo no quadro para que copiem, quantidade de letras, quantidade de pedacinhos(sílabas);
-Depois também em folha trabalhar quantidades, numerais e noções de adição e subtração com os reis magos. Quantidade de presentes, quantidades de passos do castelo de Herodes até a gruta do Menino Jesus(suposições), contagem e escrita dos numerais até 30 trabalhando a ordem crescente e depois o que vem antes e depois de alguns deles(à critério da professora);

LANCHE
RECREIO
ESCOVAÇÃO

*Orientar a atividade Para Casa “Jogo dos Sete Erros”.
*Recreação Dirigida – Ensaio para o Encerramento;
- Barra Manteiga, Corda e Cantigas de Roda;
*Momento de descontração – À critério de cada professora.

Jataí, de novembro de 2012 – Sexta - feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com gibis sobre a mesinha;
*Oração feita por um aluno (a);
*Música de natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Linguagem Oral e Escrita:
*Trabalhar as palavras tiradas da música Noite Feliz no caderno tarjado;

Lanche
Recreio
Escovação
*Brincadeiras;

*Momento de descontração – À critério de cada professora.

Jataí, de novembro de 2012 – Segunda-feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com massinha;
*Oração feita por um aluno(a);
*Música de Natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;
Linguagem Oral e Escrita:

* Retomar a história do Nascimento de Jesus Menino; Entregar as crianças pedacinhos(sílabas) das palavras que já trabalhamos na semana anterior e que iniciam com N ou J e pedir que formem estas palavras e depois escreva-as em folha;
*No final pedir que cada um venha a mesa da professora e tente ler as palavrinhas;

Lanche
Recreio
Escovação

Artes:
*Entregar as canetinhas e pedir que desenhem o que querem ganhar neste Natal;

*Orientar atividade para casa Conte as bolinhas da árvore de Natal;

*Momento de descontração – À critério de cada professora.

Jataí, de novembro de 2012 – Terça feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com gibis;
*Oração feita por um aluno(a);
*Música de Natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Artes e Matemática;

* Entregar palitos de picolé, cola e uma folha chamex e orientar as crianças a construírem o estábulo onde Jesus nasceu. Depois desenhar o Menino Jesus e sua família, os reis magos e os animais; Em seguida, contar quantos palitos de picolé usou e registra esse número no papel;

Lanche
Recreio
Escovação

Linguagem oral e escrita;
*No quadro fazer uma lista com os nomes dos membros da família de Jesus e também dos animais do estábulo; Trabalhar os sons das letras iniciais e finais destas palavras, quantos pedacinhos(sílabas) e a leitura das mesmas;

*Orientar atividade para casa reescrever estas palavras trabalhadas no caderno tarjado, observando a escrita da professora;

*Momento de descontração – À critério de cada professora.


Jataí, de novembro de 2012 – Quarta-feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com livros;
*Oração feita por um aluno (a);
*Música de Natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Linguagem Oral e Escrita, Movimento, Música e Matemática:
* Orientar as crianças que será entregue para elas um balão cheio e dentro de cada um terá palavrinhas que iniciam com N ou J, inclusive as da história do Menino Jesus. Estabelecer um local na sala em que cada grupo deve ficar de acordo com a letra que estiver no balão .Um grupo deverá ter menor quantidade de crianças; Colocar música para eles dançarem e jogarem os balões para cima, na hora em que a música parar eles deverão estourar o balão e conforme a palavra que estiver dentro eles irão para um determinado grupo;
*Explorar: Quantidade de Crianças em cada grupo, qual o grupo menor, qual o maior, a leitura das palavras, sons das letras iniciais e finais, quantidades de pedacinhos(sílabas).Escrevê-las no quadro para as crianças copiarem.

Lanche
Recreio
Escovação

Artes:
*Escrever as palavrinhas trabalhadas com os balões no caderno tarjado;
*Orientar atividade para casa Árvore de Palavras e Números;
*Momento de descontração – À critério de cada professora.

Jataí, de novembro de 2012 – Quinta-feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com folha branca e o risco de uma árvore de Natal, para que eles terminem o desenho;
*Oração feita por um aluno(a);
*Música de Natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Artes e Matemática :
* Trabalhando a coordenação motora grossa entregar o risco de uma bota do Papai Noel para as crianças e também pedacinhos de crepom multicores; Orientar que enrolem com as mãos e colem na bota até preenchê-la. Depois contar quantas bolinhas de cada cor eles colaram e registrar na folha sob a orientação da professora no quadro:
VERDE AMARELO VERMELHO AZUL

Lanche
Recreio
Escovação

*Recreação Dirigida com brincadeiras e cantigas de roda;
*Momento de descontração – À critério de cada professora.

Jataí, de novembro de 2012 – Sexta - feira

Atividades Rotineiras:
* Receber as crianças com gibis brinquedos pedagógicos;
*Música de natal;
*Trabalhar a quantidade de alunos presentes e faltosos;
*Explorar o calendário;
*Como está o tempo;

Linguagem Oral e Escrita:
*No quadro, trabalhar as palavras JESUS, NATAL e ESTRELA. Sons das letras iniciais e finais, palavras que comecem da mesma forma, quantidade de letras e de pedacinhos (sílabas). Depois entregar uma folha com estas 3 palavras escritas com letras bem grandes para cada duas crianças; Entregar também revistas, tesoura e cola para que sentadas no chão duas a duas recortem as letras da revista e forme as palavrinhas colando na folha;

lanche
recreio
escovação

* Brincadeiras;
*Momento de descontração – À critério de cada professora.
*Avaliação: Acontecerá por meio de observações e registros diários de cada criança e também da turma num processo onde o educador elaborará avaliações significativas, contextualizadas e contínuas, que poderão contribuir qualitativamente para aprendizagem de alunos e professores e que nortearão as atividades futuras a serem propostas para nossas crianças sem o objetivo de promoção.

Observações:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Preparemos os nossos corações para receber Jesus neste Natal ! Precisamos refletir o que Deus Menino quer de cada um de nós aqui neste mundo. Que nossos corações se encham de luz e de amor e que o perdão supere todo ressentimento que existe na terra! Doemos um pouco de nosso tempo, do nosso amor e um pouco do que temos a quem não tem! Sejamos uma só família não só no Natal mas em todo tempo vindouro!

Bom fim de semana a todos.

Miriam de Jesus Silva
Professora Míriam de Jesus Silva, Pedagoga e Especialista em Educação Infantil. 20 anos em sala de aula - sendo que 8 anos Ed.Infantil e 1º ano - Ensino Fundamental de 9 anos. email - miriamgoga73@gmail.com
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER