Iluminação correta para a leitura

Iluminação correta para a leitura
PEDAGOGIA
Os amantes da leitura sempre tem em casa um cantinho que foi eleito para a prática. E é nesse cantinho que passam horas a fio, mergulhados em aventuras, romances e mistérios dentro de livros, e por isso fazer com que o cantinho seja confortável e prático é primordial.

Existem divergências na escolha do móvel para a leitura, pois uns gostam de ler sentados e outros deitados, mas um fator é consenso entre todos, a iluminação deve ser adequada.

A luz utilizada no ambiente de leitura não pode ser muito forte nem muito fraca, a fraca faz com que a leitura force a visão, dando uma sensação de cansaço. Já o excesso de iluminação faz com que as pupilas se contraiam diminuindo a quantidade de luz que chega até a retina.

O uso de lâmpadas incandescentes não são indicadas, pois esquentam o ambiente, enquanto as de enquanto as Leds e as fluorescentes não causam tanto esse efeito e são mais econômicas. As lâmpadas de cor amarela são mais confortáveis para a visão humana e por isso mais indicadas.

A cor da lâmpada pode ser encontrada na embalagem com a informação temperatura da cor fornecida em graus kelvin (K). As cores variam de amarelada com até 3.500 K, branca entre 3.500 até 5.000K e azulada acima de 5.000 K.

Existe uma grande diversidade de modelos de luminárias, seja de chão ou de mesa. As luminárias de chão são muito sofisticadas e combinadas com a poltrona ou divã dão um toque de elegância ao ambiente. As luminárias de mesa, como o próprio nome já diz, precisam de um suporte para iluminar, é possível ser usada na mesa do escritório, escrivaninha, mesa lateral de sofá, criados-mudos e bancadas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER