Conceito de qualidade de vida

Conceito de qualidade de vida
ADMINISTRACAO
De acordo com o conceito de Qualidade de Vida o autor Nahas (2003), coloca que: “O conceito de qualidade de vida é diferente de pessoa para pessoa e tende a mudar ao longo da vida de cada um. Existe, porém, consenso em torno da ideia de que são múltiplos os fatores que determinam a qualidade de vida de pessoas e comunidades. A combinação desses fatores que moldam e diferenciam o cotidiano do ser humano, resulta numa rede de fenômenos e situações que, abstratamente, pode ser chamada de qualidade de vida”. (NAHAS, 2003, p. 13).

O conceito de qualidade de vida, sobre o olhar do autor, atende as necessidades humanas fundamentais onde seria a possibilidade de alguém viver da maneira que se sinta bem. Guiselini (2004) contribui dizendo que: “Qualidade de vida é ter uma vida ativa, saudável, prazerosa e harmoniosa. A saúde, prazer e equilíbrio são fundamentais para que as pessoas vivam bem. Depende fundamentalmente da prática de hábitos saudáveis ou práticas básicas de saúde”. (SHARKEY, 1998; BRESLOW & ENSTROM, 1980; ALSEN et al. 2001) citado por GUISELINI. (2004, p. 70).

Os conceitos e definições sobre o que seja uma boa ou má qualidade de vida, podem ser identificados como: estilo de vida, estado de saúde, alimentação, habitação, educação, trabalho, lazer, convívio social, sua posição na vida em relação a sua percepção, objetivos, expectativas, perspectivas e valores como amor, liberdade, solidariedade e inclusão social, realização pessoal e felicidade.

“Qualidade de vida é noção humana relacionada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria existência. É uma síntese cultural de todos os elementos que determinada sociedade considerada como seu padrão de conforto e bem-estar e nesse sentido é uma construção social”. (CARVALHO, 2005, p. 5).

De acordo com a Wikipédia, qualidade de vida é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida.

Coloque em primeiro lugar na sua agenda, antes dos compromissos do dia a dia, pensando sempre como fundamental objetivo alcançarem e concluir que:


1º Você vale a pena.
2º Você é a pessoa mais importante que existe.
3º Você é muito especial e, por isso, precisa se cuidar.
4º Viver com mais saúde e ser feliz.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER