Atividades da Coordenação Pedagógica

Atividades da Coordenação Pedagógica
PEDAGOGIA
Como aprendemos? Quando e quanto pode o ser humano aprender sozinho ou sob a orientação de outrem? O que sabemos da evolução do homem que pode nos esclarecer sobre o(s) melhor(es) método(s) de ensino e de aprendizagem? Estas são questões que permeiam o pensamento dos educadores e de todos ligados à comunidade escolar que estejam empenhados no bom aproveitamento que um indivíduo possa ter na aquisição e no bom aproveitamento do espaço de tempo que o indivíduo passa na escola aprendendo.

De uma visão ampla e humanista, deve o trabalho educativo visar não somente o relacionamento entre educador e educando, mas a humanização do indivíduo, positivando o que chamamos de “educação para a vida”. Como trabalho educativo, deve-se entender a relação entre o que o educando sabe antes de entrar na escola e o que ele pode vir a saber na escola. Para alcançar esse objetivo, os educadores devem desenvolver não somente suas aptidões pedagógicas, mas aptidões bem próximas da orientação psicológica, desenvolvendo características que já não são mais tão próprias da Pedagogia, mas da Psicopedagogia.

Pergunta-se: por quê? A educação, hoje em dia, não está mais tão preocupada somente com a formação intelectual do homem, como a paidea greco-romana, mas, devido às grandes transformações morais da humanidade, criaram-se extensas listas de conteúdos civilizadores que são importantíssimos para a evolução da espécie e que devem fazer parte dos currículos escolares, a fim de desenvolver na humanidade a verdadeira cidadania bem como afastá-la do fantasma da barbárie.

Por essas características particulares que se apresentam, são bem abrangentes as atividades de um setor de coordenação pedagógica. Para exercer essa atividade, o profissional deve ter formação em Coordenação Pedagógica, com habilitação em Supervisão Escolar, e em sua ementa de atividades curriculares deve ter experiência no planejamento, acompanhamento, coordenação e orientação das atividades técnico-pedagógicas que se desenvolvem dentro do ambiente escolar, levando-se em consideração as especificidades do Projeto Político Pedagógico da instituição a qual está vinculado.Dentre as atribuições de coordenação pedagógica, podemos citar:
A. Participação ativa da elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar na qual está inserido;
B. Orientar e acompanhar a seleção e adoção do material pedagógico juntamente com o Corpo Docente da unidade escolar;
C. Planejar, juntamente com cada docente, as atividades e avaliações dos processos de ensino e aprendizagem;
D. Analisar periodicamente os resultados dos processos pedagógicos e sugerir alternativas para sua adequação;
E. Coordenar a elaboração e aplicação de Planos de Aula e de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão;
F. Planejar e coordenar as reuniões de caráter pedagógico;
G. Elaborar e implementar os horários de aulas, projetos e demais atividades curriculares e extracurriculares;
H. Discutir, elaborar e intervir nos processos de prática docente e aproveitamento escolar;
I. Analisar os documentos de alunos recebidos por transferência (histórico escolar, ementas, fichas individuais) para as avaliações e adequações necessárias;
J. Elaborar e coordenar programas de adaptação e dependência dos alunos, bem como aproveitamento de estudos e os estudos de recuperação.

A abrangência dessas atividades enfatiza a atuação desse tipo de profissional da educação como elo integrador das ações implementadas e concretizadas dentro da cadeia escolar. Como em seu campo de atuação estão inseridas atividades relacionadas não só à construção da aprendizagem e à busca do conhecimento, mas também à ética, à disciplina, à reflexão, à avaliação e à interação com os demais membros da comunidade escolar, destacamos que esse profissional é verdadeiramente o desencadeador de posturas educadoras inovadoras, que deverá ter como bases as reflexões, ideias e propostas pontuadas por metodologias também inovadoras e referenciadas, que se ajustarão ao contexto de acordo com a observação e a atuação do CoordPed.

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